> >
7 dicas para montar uma marmita saudável e equilibrada

7 dicas para montar uma marmita saudável e equilibrada

Quem tem o hábito de levar a comida preparada em casa para o trabalho, por exemplo, sai na frente na prevenção de doenças, segundo a nutricionista Roberta Larica

Publicado em 10 de maio de 2021 às 19:26

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Alimentação saudável
Alimentação saudável é fundamental para evitar doenças. (Pexels)

Seja pela rotina acelerada, preço do quilo ou falta de habilidade na cozinha, comer com frequência em restaurantes pode parecer uma boa estratégia para poupar tempo e economizar esforços, mas nem tudo é o que parece. O alimento de casa, feito com suas mãos e aos próprios olhos, garante uma vida mais saudável. Marmita, marmitex, PF, independente da nomenclatura, essa é a opção de muita gente que come fora de casa.

Quem tem o hábito de levar a comida preparada em casa para o trabalho, por exemplo, sai na frente na prevenção de doenças, segundo a nutricionista Roberta Larica. Ela explica que a marmita não é mais a opção apenas dos "marombeiros", aqueles que estão em busca dos músculos, ou dos fanáticos por dieta, com cuidados excessivos. Virou dica de nutricionista!

"Há uma diferença entre quem prepara o próprio alimento em termos de prevenção de doenças", reforça.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o quadro Boa Mesa CBN, da Rádio CBN Vitória, Roberta deu algumas dicas para montar uma marmita saudável e equilibrada.

7 DICAS PARA PREPARAR UMA BOA MARMITA:

  • Calendário

    01

    TENHA PLANEJAMENTO

    Roberta garante que preparar a comida ajuda na prevenção de doenças.  Segundo ela, a principal questão é se planejar: "Pra que a gente possa carregar uma marmita que seja balanceada, precisa ser algo dentro da rotina, algo que está na sua geladeira. Se você não tem aqueles ingredientes, vai sobrar o restaurante e o delivery, você fica à mercê".

  • Alimentação saudável

    02

    PENSE ALÉM DO PESO

    Para a nutricionista, o que se coloca na marmita deve ir além da perda de peso, se esse for o seu caso. "A gente precisa encarar a nutrição além disso", afirma. Ela completa: "Carregar marmita é se preocupar com a saúde, com comer bem".

  • prato de comida: arroz, feijão, batata frita, tomate e alface

    03

    RESPEITE OS GRUPOS ALIMENTARES

    Respeitar os grupos alimentares é variar o que se coloca na marmita. "A marmita precisa ter carboidrato, como arroz integral e batata; proteína,  como carne, frango, ovos; e saladas, que podem variar", diz.

  • Organização de saladas

    04

    ORGANIZE AS SALADAS

    As saladas podem ser cruas, refogadas, e cozidas. Para que você não fique muito tempo preparando as saladas todos os dias, tenha a estratégia de deixar a salada pronta. Para isso, evite alimentos que "choram" água, como o tomate. Deixar cenoura e couve picadas na geladeira é uma boa opção.

  • Peito de frango

    05

    PENSE EM COISAS PRÁTICAS

    O número 5 é um dos exemplos de praticidade. Para a carne, a ideia é reforçada: "Um bife não é prático para comer por dois dias seguidos. Pense em receitas que funcionam para aquecer novamente, como frango e carne moída".

  • Preparar uma marmita pode facilitar a vida saudável

    06

    TRANSPORTE E TEMPERATURA

    A preferência por comida quente e a forma como os alimentos se misturam depende de você. Quer uma comida menos úmida? Coloque o feijão pouco antes de comer. Não quer esquentar o arroz e feijão junto com a salada? Procure uma marmita com divisórias. "Algumas travessinhas são de vidro, melhores para esquentar", sugere a comentarista da CBN Vitória.

  • Preparar uma marmita pode facilitar a vida saudável

    07

    FAÇA BOAS ESCOLHAS

    "É muito importante focar em boas escolhas durante a semana. O que se come de segunda a sexta faz a máquina, que é o seu corpo,  funcionar. Se você coloca muitas gorduras, seu organismo responde da mesma forma, não vai dormir bem, por exemplo."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais