10 mitos e verdades na relação entre a Covid-19, pele, cabelos e unhas

É preciso prender o cabelo? E as unhas, é essencial mantê-las curtas? É fundamental tirar a barba? A Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece dúvidas importantes com o objetivo de evitar impactos gerados pela desinformação sobre a doença

Publicado em 01/04/2020 às 07h59
Atualizado em 01/04/2020 às 07h59
8 truques para fazer o perfume durar mais tempo na pele
É preciso manter o cabelo limpo e hidratar a pele reduz os danos do álcool 70%. Crédito: Pixabay

O crescimento das contaminações pelo novo coronavírus, é real no Brasil e no mundo. Mas em tempos de fake news, é importante estar atento. Várias informações circulam na internet, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, como o Whatsapp, muitas vezes incompletas ou mal-intencionadas.

Para esclarecer dúvidas e orientar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) elencou 10 perguntas e respostas que envolvem pele, cabelos e unhas e informa o que é mito ou verdade.

Sérgio Palma

Médico dermatologista e Presidente da SBD

"Estamos desenvolvendo diferentes protocolos e orientações para dermatologistas e pacientes"

"A instituição está atenta a todas as informações sobre o novo coronavírus. Estamos desenvolvendo diferentes protocolos e orientações para dermatologistas e pacientes, além de já termos publicado vários conteúdos sobre o tema nas redes sociais e no nosso site institucional", explica o médico dermatologista Sérgio Palma, presidente da SBD.

Confira dúvidas frequentes relativas à prevenção e contaminação pelo novo coronavírus:

  1. 01

    Água e sabão são suficientes para diminuir o tempo de vida do novo coronavírus  - É VERDADE

    Essa é a principal forma de desinfectar a pele em geral. Portanto, intensifique a lavagem, principalmente, do rosto, mãos e braços.

  2. 02

    Existe uma ordem para passar os produtos de cuidados com a pele? - É VERDADE

    Siga o passo a passo: 1- álcool em gel 70% medicinal; 2- hidratante; 3- protetor solar; 4- repelente; 5- cosméticos.

  3. 03

    O álcool em gel 70% é um importante aliado na prevenção? - É VERDADE

    Sim, porém, apesar da eficácia, seu uso em excesso resseca a pele. Faça uso apenas quando não for possível lavar as mãos e o braço com água e sabão.

  4. 04

    Tratamento com isotretinoína oral para acne grave não deve ser suspenso? - É VERDADE

    Não há, até o momento, relação de uso do medicamento em pacientes com acne e riscos de infecção ou de alteração na evolução do microorganismo causador da Covid-19. Portanto, atualmente, orienta-se a manutenção do tratamento em curso.

  5. 05

    Devo cortar o cabelo ou andar sempre de cabelo preso? - É MITO

    Essa é uma orientação válida para os médicos que, geralmente, colocam a mão no cabelo e, após, na máscara. Para a população a medida não possui eficácia. O importante é manter os fios limpos.

  6. 06

    Manter as unhas curtas não previne a contaminação? - É MITO

    Cortar as unhas, pelo menos neste momento, facilitará a limpeza, principalmente na parte de baixo, onde é difícil de higienizar adequadamente. Unhas muito longas, sejam naturais ou artificiais, comprometem a limpeza total das mãos, umas das principais regiões do corpo que entram em contato com superfícies.

  7. 07

    Pode-se usar qualquer tipo de álcool na pele para a prevenção? - É MITO

    A SBD orienta utilizar o álcool em gel 70% medicinal e nunca o de limpeza doméstica. Receitas caseiras também não funcionam

  8. 08

    É necessário retirar toda a barba? - É MITO

    Retirar a barba facilita a limpeza e higiene na região, no entanto, não é preciso raspá-la. O importante é redobrar a limpeza e higiene da pele e pelo da área com água e sabão.

  9. 09

    A vacina da gripe previne contra a Covid-19? - É MITO

    A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada, mas ela não previne contra o novo coronavírus. Mas a vacinação evita que mais de uma epidemia aconteça ao mesmo tempo no país e garante que menos casos que necessitem de cuidados intensivos, aumentando os leitos para quem contrair a doença. No entanto, a recomendação é manter as vacinas em dia.

  10. 10

    Pacientes com hanseníase não precisam parar protocolo de tratamento? - É VERDADE

    A orientação da SBD é que o protocolo de tratamento do Programa de Saúde Pública, sob responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), seja mantido. Até o momento, não existem conhecimentos científicos disponíveis de interações do coronavírus com os protocolos clínicos da doença.

Saúde Coronavírus Coronavírus no ES Bem estar Fique bem

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.