> >
Porosidade capilar: saiba como identificar e tratar os fios

Porosidade capilar: saiba como identificar e tratar os fios

A alta porosidade pode prejudicar a adesão de tratamentos e causar danos aos cabelos. Especialistas explicam o que é, quais são as causas e como prevenir

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 18:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher insatisfeita com o cabelo; preocupada; estressada
Adotar um cronograma capilar está entre as dicas da especialista. (Freepik)

Adotar uma rotina de cuidados com o cabelo é essencial, pois pode evitar vários problemas que alteram a saúde e a beleza dos fios, entre eles a alta porosidade. O que determina o tipo de porosidade que seus cabelos possuem é a facilidade com que a água ou qualquer outra substância (óleo, sujeira ou produtos químicos) interage com a camada mais externa do fio, conhecida como cutícula. Ou seja, a capacidade de absorção e retenção de tratamentos.

“A cutícula capilar desempenha um papel na porosidade do cabelo, porque atua como uma barreira protetora para a haste capilar. A cutícula pode ser danificada pelo calor, manipulação excessiva ou produtos químicos. Danos à cutícula podem alterar a porosidade do cabelo”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff.

Aspas de citação

A cutícula pode ser danificada pelo calor, manipulação excessiva ou produtos químicos. Danos à cutícula podem alterar a porosidade do cabelo

Paola Pomerantzeff
Dermatologista
Aspas de citação

De acordo com a médica, existem níveis de porosidade: alta, média e baixa. Embora a porosidade média seja ideal, porque contém a quantidade mais saudável de umidade, nenhuma delas é necessariamente ruim e o uso de produtos projetados especificamente para o seu nível de porosidade deixará o cabelo com a melhor aparência.

CAUSAS

É importante saber que o nível de porosidade é inicialmente baseado em genética, mas isso não significa que não possa mudar com o tempo devido a fatores externos. As cutículas podem fundir-se, abrir-se ou danificar-se com base em processos químicos (permanentes, relaxantes e corantes), ferramentas térmicas ou exposições ambientais.

“Mesmo o atrito excessivo de lenços, chapéus e amassados pode mudar o relacionamento da camada externa com a umidade. Portanto, esteja consciente de como tratar o seu cabelo e o conheça um pouco melhor. Assim ficará mais fácil mantê-lo saudável e bonito”, finaliza a médica.

COMO IDENTIFICAR SEU NÍVEL DE POROSIDADE

Aspas de citação

As cutículas são como as escamas, quanto mais levantadas, mais poroso é seu cabelo

Ariel Mainardi 
Cabeleireira
Aspas de citação

Você não precisa inventar um experimento científico ou ir ao salão de beleza mais próximo para descobrir a porosidade do cabelo. Existem testes que você pode fazer em casa.

Ariel Mainardi é cabeleireira e atua na área há seis anos. Ela explica que a porosidade tem a ver com a capacidade de absorção e retenção de tratamentos. “As cutículas são como as escamas, quanto mais levantadas, mais poroso seu cabelo é, quanto mais baixas, menos poroso”, explica.

“É possível identificá-la passando o dedo nos fios e sentindo o nível de ressecamento e elasticidade do fio, cabelos mais opacos, com baixa absorção de produtos e tratamentos (hidratação, nutrição e reconstrução)”, complementa.

PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

A profissional explica que muitas pessoas têm o cabelo poroso naturalmente, por fator genético. Apesar disso, a alta porosidade significa que as cutículas estão soltas a ponto de o seu cabelo ter pequenas lacunas e buracos.

“Para prevenir e para não aumentar a porosidade capilar, devemos reduzir o uso de secador e chapinha. Em caso de ter feito descoloração ou coloração, sempre fazer um cronograma capilar, usar  produtos liberados  (sem sulfatos, parabenos, petrolatos), interromper o uso de químicas como relaxamentos e alisantes, além de utilizar sempre um leave in com proteção solar para ir à praia e piscina”, orienta Ariel.

Para o tratamento caso a alta porosidade já tenha sido identificada, as recomendações são adotar um cronograma capilar, contendo nutrição, reconstrução e hidratação. “Mas indico sempre ir a um profissional para identificar o porquê de o seu cabelo estar poroso. Ele saberá indicar o melhor tratamento, e troca de produtos utilizados no dia a dia se necessário”, finaliza a cabeleireira.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais