> >
Máscara: acessório deve ser considerado na hora de montar o look

Máscara: acessório deve ser considerado na hora de montar o look

Consultora de imagem e estilo dá dicas para fazer a escolha ideal e causar a impressão certa em cada ocasião. "É importante dar uma boa olhada no espelho antes de sair”, diz

Publicado em 11 de agosto de 2020 às 16:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Diferentes estilos de máscaras de tecido
Profissional explica que a escolha da máscara pode ajudar ou atrapalhar a causar uma boa impressão. (Reprodução Pinterest)

Há alguns meses, as máscaras passaram a fazer parte da rotina de todo mundo. Com o passar do tempo, várias versões foram surgindo e caindo nos diferentes gostos. O que pouca gente sabe é que, assim como a roupa, ela pode interferir no que a sua imagem expressa e na impressão que você causa.

Segundo a consultora de imagem e estilo Marcela Altoé, a máscara precisa ser considerada na hora de montar o look. “O rosto ocupa menos de 20% da área total do corpo e é responsável por 80% da nossa comunicação visual. É nele que estão os órgãos que expressam as emoções e é para onde olhamos ao conversar com alguém”, explica

Como é inevitável usar a máscara, é preciso considerar seu impacto e fazer a escolha com critérios para que ela não sabote a mensagem que a sua imagem transmite. A máscara é acessório que ocupa grande parte do rosto. Por isso, merece bastante atenção. “Se um brinco ou uma camisa não combinam com algumas ocasiões, o mesmo critério deve ser considerado na escolha dos acessórios que vão acompanhá-la”, complementa.

Como escolher

A escolha da máscara, assim como a roupa, deve ser pensada de acordo com o que você quer expressar naquele momento. Máscaras com estampas fofas, por exemplo, não são recomendadas para reuniões sérias. “Usar máscaras de cores vibrantes, estampadas em tie dye, flores, bichinhos e outras figurinhas vai comunicar uma mensagem mais divertida, informal ou até mesmo infantil, o que não é o objetivo quando você precisa passar credibilidade e confiança”, destaca Marcela.

“Já pessoas que precisam ter uma comunicação mais leve e empática com atendimento ao público, por exemplo, devem evitar preto e outras cores fortes e impactante”, completa a profissional.

Para não errar

A dica de Marcela é optar pelas lisas de cores neutras. “Quem já sabe a sua cartela de cores pessoal pode escolher dentro dessa gama. Além de evitar uma aparência abatida, sempre vai combinar com o restante do guarda- roupa”, acrescenta.

Além disso, é importante observar se a máscara chama mais atenção que o look. Ou se as cores “brigam” entre si. Outra dica é usar a máscara da mesma cor da camisa, mas em tons diferentes, a chamada coordenação monocromática. “Você também pode usar o círculo cromático, que é um disco que contém todas as cores em ordem e combinar a máscara com a cor oposta (complementar) ou a cor vizinha (análoga). Essas combinações sempre dão certo”.

Quem não tem o círculo cromático pode encontrá-lo na internet ou baixar um aplicativo que já ensina a fazer as combinações. “Mais importante que se preocupar com seguir regras é dar uma boa olhada no espelho antes de sair e se fazer a mesma pergunta de quando escolhemos uma roupa: quando alguém me vê com essa máscara ela vai ter a impressão que eu quero que ela tenha sobre mim?”, finaliza a consultora.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais