> >
5 dicas de como fazer boas compras em brechó

5 dicas de como fazer boas compras em brechó

Antes de ir às compras, veja as peças que tem no guarda-roupa, procure inspirações e não compre por impulso

Publicado em 13 de março de 2021 às 02:00- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mulher com roupas
Antes de ir às compras é preciso conhecer seu guarda-roupa e o seu estilo. (Freepik)

A sustentabilidade é a palavra de ordem. Por isso, comprar uma roupa ou acessório já usados está na moda. Os endereços de brechós na cidade aumentam e a busca pelo reúso de peças ganha cada vez mais adeptos. É possível garimpar nas lojas físicas e pela internet, encontrando roupas em ótimo estado e com preço justo. Mas você sabe como garimpar no brechó? Reunimos duas experts no assunto que listaram 5 dicas para você fazer uma compra consciente. Confira.   

  • 01

    Não tenha preconceito.

    Antes de ir às compras é preciso conhecer seu guarda-roupa e o seu estilo. Nada de comprar por impulso. Garimpe e encontre peças inusitadas. "A dica é fugir de peças da 'moda' e buscar aquelas que de fato representam o seu estilo. É legal sempre ir de coração aberto. Brechó é uma caixinha de surpresa, a gente nunca sabe o que vai encontrar, e essa é a melhor parte", diz Julia Bottecchia, do Desapegue. 

  • 02

    Pesquise inspirações.

    Inspirações de looks vão te ajudar a ter em mente o que você procura e precisa. "Lembre-se que são inspirações, você não precisa seguir 100% e muito menos usar uma roupa que não se sinta bem", diz Giulia Tiberti, do Espaço GND. A empreendedora conta ainda que é preciso entender o que te veste melhor e lembrar das peças que você tem no guarda-roupa. "E se tiver alguma ocasião especial é a oportunidade de garantir uma roupa linda e manter a conta financeira em dia".

  • 03

    Observe o estado de conservação da roupa.

    É importante observar o estado de conservação da roupa para não gerar frustração. Olhe os acabamentos, se não tem furos, manchas ou rasgos. "É sempre bom olhar o tecido da peça, o acabamento, para saber de fato quanto tempo mais aquela roupa dura com você", diz Julia.

  • 04

    Evite tentações.

    Saiba que a compra por impulso, na maioria das vezes, vai apenas garantir um guarda-roupa atolado de peças não usadas. "Se conheça. Foque em comprar peças coringas, que são fáceis de combinar, que casem com o que já tem e, principalmente, que vá usar. O brechó é um ambiente que valoriza e permite você desenvolver o seu estilo, mas é também um espaço a favor do meio ambiente", diz Giulia. Também é preciso saber se a roupa escolhida combina com o seu estilo de vida. "Perceba se realmente vai usar ou será mais uma blusinha parada no guarda-roupa? É aí que o barato sai caro", diz Julia. 

  • 05

    Não ouse na numeração.

    Nas lojas físicas, experimente antes de comprar, já que as modelagens mudam ao longo do tempo. Também dê preferência para marcas que você já conhece e não ouse nas numerações. O ideal é sempre ficar com as roupas que você geralmente usa.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais