> >
Sandália birken: saiba como usar o calçado que voltou à moda

Sandália birken: saiba como usar o calçado que voltou à moda

Hit dos anos 90, as sandálias de tira voltam à cena para arrematar de vestidos à alfaiataria. A particularidade do sapato está no design da sola, estudada para envolver o pé e apoiá-lo perfeitamente

Imagem de perfil de Guilherme Sillva

Guilherme Sillva

Repórter da Revista.ag / gusilva@redegazeta.com.br

Publicado em 8 de março de 2021 às 15:06

 - Atualizado Data inválida

sandália birken
As sandálias permitem várias combinações, de look despojado a peça de alfaiataria  Crédito: Reprodução/ Pinterest

As sandálias birken fizeram muito sucesso nos anos 90. Feitas com sola de borracha ou cortiça e com tiras presas com fivelas, elas são a cara do verão. E, mesmo dividindo opiniões, são tendência da estação.

A história do sapato começa em 1897, na Alemanha, quando Konrad Birkenstock desenhou o primeiro modelo da Birkenstock, um sapato projetado para ser o mais confortável possível. A particularidade da sandália está no design da sola, estudada para envolver o pé e apoiá-lo perfeitamente. A consultora de imagem Tati Arruda diz que o sucesso está exatamente no quesito conforto. "O formato anatômico da sandália encaixa bem o pé e provoca essa sensação. Estamos vivendo um momento que as pessoas estão valorizando cada vez mais o conforto. E a busca por itens assim só cresce".

Ela explica que os calçados da marca alemã Birkenstock foram desenvolvidos com o foco no conforto. "A marca estudou e criou um solado com um design que desse para apoiar o pé. Quase abraçando mesmo, com aquele formato que encaixa perfeitamente. E percebendo o crescimento desta proposta, outras marcas também começaram a seguir nessa linha". O modelito ganhou versões moderninhas e para todos os gostos, com direito a solas coloridas e aplicações. Grifes luxuosas, como Céline, Prada e Chanel criaram suas birken e as marcas nacionais também apostam no modelo de calçado. 

COMO USAR

Para quem que adotar o modelo de sandália no dia a dia, a dica da consultora é incluir a peça em looks mais femininos, como vestido e saia. "Ou apostar em peças que tenham mais estrutura ou elementos mais refinados, como uma calça de corte mais reto, uma camisa estruturada ou um look monocromático", diz Tati Arruda.

Sandália birken por Reprodução/ Pinterest

A consultora de imagem Fernanda Trindade, que é colunista de A GAZETA, conta que não são apenas os modelos mais clássicos em bege e preto que fazem sucesso. "Os coloridos, metalizados e estampados são superatuais. Ideais também para quebrar produções mais casuais, calça jeans e camisa ganham um toque fashionista combinadas com a sandália. Com a mistura de estampas, ficam bem mais divertidas, e quando usadas com meias e conjuntos mais sóbrios transformam o look clássico em algo mais cool". 

As sandálias permitem várias combinações, de look básico com jeans a peças de alfaiataria. "O jeito mais fácil de combinar a sandália com peças de alfaiataria é seguir pela linha mais despojada da sandália e escolher peças mais amplas. Com tecidos menos estruturados e até um pouco mais rústicos, como o linho", diz Tati Arruda.

Para quem ainda torce o nariz, um bom jeito de começar a usar é com jeans e moletom, short e camiseta, short jeans e suéter e ainda co calça estilo pijama e regata.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Moda

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais