ASSINE

Pandemia em análise: como superar o "modo de espera" chamado desânimo?

Durante a pandemia, sem os imprevistos do cotidiano e com o distanciamento social saiba como não se entregar ao estado de desânimo e ganhar disposição

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 23/03/2021 às 18h49
Atualizado em 23/03/2021 às 18h49
Mulher se espreguiçando: hábito traz vários benefícios à saúde
Como deixar de lado o desânimo e procurar disposição?. Crédito: Unsplash

Há pouco mais de um ano a rotina de muita gente tem sido semelhante de segunda a segunda. Devido à pandemia do novo coronavírus, o home office e o ensino remoto foram adotados para evitar o contágio da Covid-19. Até o próximo dia 31, o Espírito Santo tem um período mais rígido de quarentena, com mais restrições. Com menos espaço para os imprevistos do cotidiano, a vida pode se tornar previsível e, consequentemente, o desânimo, chamado de "modo de espera", pode tornar a pessoa sem motivação, segundo a psicóloga Adriana Müller. Mas como superar esse estado de espírito e encontrar disposição?

Para Adriana há uma diferença entre o cansaço físico, sentido após uma rotina desgastante ou esforço exagerado, e o desânimo. Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o CBN e a Família, quadro da Rádio CBN Vitória, a psicóloga mostrou que o sentido da palavra evidencia o que é sentido pelas pessoas.

Adriana Müller

Psicóloga e comentarista da CBN Vitória

"Tenho escutado muito sobre o desânimo, que não é um cansaço físico, mas uma falta de motivação. Talvez uma preguiça, tédio, monotonia, falta de energia na largada. A palavra desânimo tem o 'des' que quer dizer ausência de algo, e o 'ânimo', ideia de desejo. Estar sem força é estar desmotivado"

Cabe ressaltar que, de acordo com Adriana Müller, o desânimo também pode ser observado em períodos que não envolvem uma pandemia, como vivemos atualmente. Antes ou depois de um tempo tão difícil como esse, é natural que esse "modo de espera", como ela classificou, seja percebido.

A comentarista da Rádio CBN Vitória afirmou ainda que pequenos passos podem ajudar na retomada da motivação. "Para resgatar o ânimo, tenho algumas dicas, inclusive baseadas no significado da palavra ânimo", completa.

Adriana Müller

Psicóloga

"Busque algo que te dê prazer, algo que você sabe que dá uma motivação na vida. Em seguida, é preciso pensar em coisas práticas que possam ajudar no resgate do ânimo. O que pode ser feito? Tenha coragem, aja em direção ao bem, procure estar feliz com algo"

Adriana lembra que as respostas são individuais, portanto, o que faz bem para você talvez não funcione para o próximo. Para quem gosta de ler e está enfrentando dificuldades com a concentração, por exemplo, estipular cinco páginas de leitura por dia pode ser uma meta razoável, aconselha a psicóloga.

"Fazer o que gostamos gera uma alegria, um sentimento de gratidão. Assim a gente começa a fazer um movimento interno. Saímos da inércia", finaliza.

Mas lembre-se, caso você decida fazer alguma atividade que gosta, tenha cuidado com a saúde. Use máscara e mantenha o distanciamento social.

DESÂNIMO PODE AFETAR O MEU RELACIONAMENTO?

Casal na cama; impotência sexual
Desânimo e desacordo no relacionamento: também podem acontecer?. Crédito: Jcomp/Freepik

Para Adriana Müller, assim como acontece individualmente, um casal também pode demonstrar desânimo na relação. A desmotivação não significa, portanto, o fim do amor.

"O relacionamento requer um cuidado constante, não há nada já estabelecido, ele precisa ser abastecido com demonstrações de interesse, cuidado, delicadezas para que o outro entenda", conclui.

cbn vitoria Comportamento Família Pandemia Adriana Müller

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.