> >
Caso Pugliesi alerta para o papel dos influenciadores na pandemia

Caso Pugliesi alerta para o papel dos influenciadores na pandemia

Influenciadora quebrou a quarentena, reuniu amigos em casa durante a quarentena e o evento levantou a discussão sobre a responsabilidade e o papel dos influenciadores em época de pandemia. Famosos e anônimos se manifestaram sobre o assunto na internet

Publicado em 27 de abril de 2020 às 18:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Musa fitness reuniu amigos em casa e pediu desculpas no dia seguinte.
Musa fitness reuniu amigos em casa e pediu desculpas no dia seguinte. (Reprodução)

Em um momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o isolamento e várias famílias e profissões passam por adaptações para viver esta realidade, a influenciadora digital com ênfase em saúde, bem estar e “universo fitness”, Gabriela Pugliesi, quebrou a quarentena, reuniu amigos em casa na noite de sábado (25) e mostrou tudo em suas redes sociais.

Agora curada, a influencer esteve em voga há pouco tempo, pois foi uma das primeiras celebridades a serem contaminadas pela Covid-19 no país. A reunião chegou a render perdas de contratos comerciais e a baixa de mais de 100 mil seguidores no Instagram para a musa fitness. No dia seguinte, Pugliesi pediu desculpas em seu perfil,  porém o assunto perdurou nas redes sociais e levantou uma discussão sobre o papel dos influenciadores durante a pandemia entre os internautas.

Em um contexto altamente conectado , influenciadores atuam como formadores de opinião  e isso pode contribuir diretamente para o comportamento de seus seguidores. “Esses produtores de conteúdo devem usar seu alcance com muita responsabilidade para transmitirem informações relevantes. Eles podem não apenas disseminar o entretenimento, mas também informações importantes sobre a pandemia e sobre o vírus, e mensagens positivas”, coloca a professora de Marketing Digital Maria Carolina Avis, do Centro Universitário Internacional Uninter.

A discussão ocupou os Trending Topics do Twitter no Brasil, vários usuários da rede se manifestaram e alguns famosos também se posicionaram sobre o assunto.

A atriz e apresentadora Tatá Werneck comentou a publicação de pedido de desculpas da musa fitness. “Eu acho que essa sua atitude, ainda mais pra um monte de gente que te segue e se inspira na sua vida saudável foi inadmissível”, disse ela em um de seus comentários.

A influenciadora digital Jana Rosa falou diretamente sobre a reunião de Pugliesi e seus amigos nos stories e a inseriu em um pessoas que ela segue que segundo ela são egoístas e só pensam “no próprio umbigo”. “Na real, quem tá fazendo festa agora não se importa com isso (a quarentena) e não vai mudar, gente, já não mudou antes”, declarou Jana.

Aspas de citação

Nesse momento, ter uma atitude irresponsável como essa, parece que você não interpretou o significado do que é ser influenciador

Emicida sobre Pugliesi
Artista e empresário
Aspas de citação

O rapper Emicida também se manifestou em uma live realizada ontem (26), como parte do festival da Budweiser, Bud One Team Live, onde alfinetou a musa fitness sobre o poder de influência e chamou atenção para o fato de que ela teria ficado famosa exatamente por incentivar um estilo de vida saudável e agora teria entrado em contradição. “Você, garota, ficou conhecida pela alimentação saudável, fazendo exercícios, cuidar da saúde. Nesse momento, ter uma atitude irresponsável como essa, parece que você não interpretou o significado do que é ser influenciador”, disse o artista.

De dentro pra fora: o que influencers pensam a respeito?

A capixaba Natasha Villaschi também atua nas redes sociais com um posicionamento voltado para a vida saudável e acredita que o papel do influenciador tem que ser responsável honesto e sensato, seja em época de pandemia e em qualquer outra. “A partir do momento que a gente influencia alguém, temos que ter responsabilidade e não importa se é uma pessoa ou 10 mil pessoas, 100 mil pessoas. A gente tem que ter cuidado com as nossas falas, ações, parcerias. Alguém que influencia milhões de pessoas, deve ter o cuidado triplicado”, diz.

“Eu sou influenciada por que eu sigo e sei que quem me segue é influenciado por mim. As pessoas são influenciáveis, por isso é muito importante filtrar o conteúdo que queremos receber, a gente precisa escolher quem acompanhar e quem a gente vai deixar nos influenciar no dia a dia”, complementa Natasha.

Aspas de citação

Influenciar não deve ser apenas produzir informação, mas seguir as regras e servir de exemplo

Rayane Souza
Colunista da Revista ag e Influenciadora Digital
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

A influenciadora capixaba e colunista da Revista Ag, Rayane Souza, acredita que o papel de influencers nesse cenário é incentivar um comportamento responsável. “Em um momento como esse de pandemia, não é só fundamental, mas indispensável a empatia, o pensar no outro, influenciar não deve ser apenas produzir informação, mas seguir as regras e servir de exemplo”, diz.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais