Publicado em 29 de junho de 2023 às 00:17
Estar na memória do consumidor e ser a primeira opção no ato da compra é um desejo das empresas, mas também é um desafio enfrentado por elas na disputa pelas fatias do mercado em que atuam. Fazer diferença e obter a confiança dos consumidores passa por conhecer bem o público-alvo, entregar produtos e serviços de qualidade e usar estratégias de comunicação para se conectar com o cliente. >
E para saber quem se destaca no mercado, nada melhor do que ouvir os consumidores. Assim, em 2023, o Recall de Marcas A Gazeta, feito em parceria com o Instituto Futura Inteligência, chega à 31ª edição, apresentando as marcas que não saem da mente dos capixabas. >
Para chegar aos nomes mais lembrados pelos consumidores em 84 segmentos da economia capixaba foram feitas 1.600 entrevistas com moradores de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. No total, mais de 6.500 marcas foram citadas pelos entrevistados.>
Ao analisar as mais de três décadas de pesquisa, José Luiz Orrico, diretor-presidente da Futura Inteligência, afirma que muita coisa mudou desde 1993, a começar pela quantidade de segmentos avaliados que, no primeiro levantamento, reunia apenas 22 categorias. Hoje, esse número é quase quatro vezes maior. >
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Além de mais segmentos no questionário, como foi o caso de “Home Center” e “Produtos Pet”, ao longo dos anos a pesquisa adicionou municípios. A ampliação da área de abrangência acaba refletindo as mudanças no mercado durante esse período.>
As transformações do mercado também foram refletidas na pesquisa ao longo dessa trajetória. Assim, alguns segmentos que deixam saudade e já remetem à nostalgia não são mais relacionados, como empresas de revelação de fotografia, lojas de CD, marca de filme fotográfico e até locadoras de vídeo e DVD. >
Ao passar o tempo, algumas tecnologias foram substituídas por outras mais modernas e, no processo de realização das pesquisas, não é diferente.>
O uso da tecnologia reflete desde os meios de coleta, que evoluíram do questionário em papel para perguntas em tablets que permitem inclusive a gravação das entrevistas, até o surgimento de novos segmentos e marcas, como energia solar, delivery e aplicativos para transporte.>
Por outro lado, algo fundamental, como a metodologia, se mantém. Há 31 anos, os entrevistados são questionados da mesma maneira: “quando eu falo em segmento X, que marca lhe vem à cabeça?”>
O presidente da Futura Inteligência destaca algumas marcas que figuram nas primeiras posições da lista na lembrança do consumidor há décadas. O arroz Sepé, por exemplo, é campeão desde 1996 na sua categoria, mesmo período em que a Garoto é campeã na memória do público quando se trata de chocolate. A marca Globo também é a primeira da lista quando os consumidores são questionados sobre o produto sal. >
O poder das marcas pode ser tão significativo na mente do consumidor que muitas continuam sendo citadas pelos entrevistados mesmo depois que deixam de existir. Um exemplo é a Dacasa, citada como uma das financeiras mais lembradas. No segmento construtora, a Encol continua sendo mencionada, bem como a Dadalto é resposta no setor de Eletrodomésticos e lojas de Cama, Mesa e Banho. >
José Luiz Orrico acredita que uma série de fatores podem contribuir para que uma empresa seja sempre lembrada pelos consumidores na pesquisa. >
“Podemos listar uma série de coisas: da comunicação com o mercado à disponibilidade de pontos de venda, o atendimento, enfim, da forma que a marca se posiciona no mercado de uma forma geral”, aponta.>
Para Marcio Chagas, diretor de Mercado da Rede Gazeta, a pesquisa do Recall de Marcas é importante porque mede a efetividade da comunicação das marcas no Espírito Santo, fornecendo informações valiosas para o mercado capixaba a respeito da percepção do consumidor. Isso permite que as empresas avaliem seu desempenho em relação aos concorrentes e identifiquem oportunidades de melhoria.>
Marcio Chagas
Diretor de Mercado da Rede GazetaSobre a inclusão, ao longo dos anos, de novos segmentos na pesquisa do Recall, Marcio Chagas acredita que é uma medida que permite uma avaliação mais abrangente do mercado capixaba, proporcionando uma visão mais completa da percepção do consumidor em relação às marcas em diferentes setores.>
“Uma empresa é lembrada pelos consumidores na pesquisa do Recall quando ela cria uma comunicação consistente e relevante com o público-alvo, gerando conexão e percepção positiva da marca na mente dos consumidores. Além disso, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos também é um fator importante para ser lembrado pelos consumidores”, finaliza o diretor de Mercado.>
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