ASSINE

Vídeo: lava de vulcão avança e chegada ao mar pode gerar nuvens tóxicas

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção no domingo (19) e provocou debate sobre possibilidade de tsunami no Brasil

Publicado em 22/09/2021 às 14h50
Lava do vulcão Cumbre Vieja avança
Lava do vulcão Cumbre Vieja avança. Crédito: Reprodução / YouTube

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), fez com que a lava invadisse ruas residenciais, forçando os moradores a fugir de suas casas. Um vídeo gravado no local mostra o momento em que um "muro de lava" se move na direção dos bombeiros. Segundo informações do UOL, 6 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas.

Imagens gravadas no local mostram a enorme pilha de lava derretida se acumulando em direção aos bombeiros em uma aldeia. Ela engolfa completamente as casas e ateia fogo em quase tudo em seu caminho.

O El Pais informou que a equipe de crise do Pevolca (Plano de Emergência para Vulcões das Canárias) está preocupada com a reação da lava ao atingir o mar, devido aos gases tóxicos que irá emitir.

Uma zona de exclusão foi criada no mar, paralela à costa e, em terra, as forças de segurança impedirão o acesso à área.

O encontro do magma ardente com o mar - inicialmente previsto para segunda-feira à noite, mas adiado devido ao ritmo mais lento de avanço - pode gerar explosões, ondas de água fervente ou inclusive nuvens tóxicas, de acordo com a página do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, existem quatro perigos principais associados à entrada de lava no oceano, incluindo o súbito colapso de novas terras e falésias marinhas adjacentes, explosões desencadeadas pelo colapso e ondas de água escaldante retornando em direção à ilha.

LAVA CHEGOU AO MAR QUASE 10 DIAS APÓS ERUPÇÃO

lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, chegou ao mar na noite de terça-feira, dia 28 de setembro. Autoridades destacam que dispositivos de medição da presença de gases estão monitorando a qualidade do ar periodicamente.

Lava do vulcão Cumbre Vieja atinge o mar e forma nuvem de gases tóxicos

No caminho para o oceano, o magma atingiu mais de 700 casas, devastou 267 hectares de plantações e destruiu 21 quilômetros de estradas na ilha, segundo contagem do sistema de satélites europeu Copernicus.

Caminho da lava do vulcão Cumbre Vieja até chegar ao mar
Caminho da lava do vulcão Cumbre Vieja até chegar ao mar. Crédito: Instituto Geológico y Minero de España (IGME)

A diretora do Instituto Geográfico Nacional (IGN) nas Canárias, María José Blanco, enviou uma mensagem tranquilizando a população, nesta quarta-feira (29).

Ela afirmou que os gases tóxicos que emanam da queda de lava no mar afetam apenas a zona de contato, uma vez que o vento os dissipa rapidamente.

Por outro lado, Blanco alertou para uma maior incidência de dióxido de enxofre no ar da ilha, embora não tenha registrado valores considerados nocivos à saúde. Ela enfatizou que a qualidade do ar na ilha é "perfeitamente respirável".

Atualização

1 de Outubro de 2021 às 09:00

A lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, chegou ao mar na noite de terça-feira, dia 28 de setembro. A matéria foi atualizada com as informações em texto e novo vídeo sobre o evento e com a fala da diretora do Instituto Geográfico Nacional (IGN) nas Canárias, María José Blanco.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espanha

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.