> >
Ex-presidente Bush chama EUA de república de bananas

Ex-presidente Bush chama EUA de república de bananas

Apoiadores de Donald Trump invadiram o Congresso por discordar do resultado da eleição

Publicado em 6 de janeiro de 2021 às 22:39- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, se reúnem em frente ao Monumento a   Washington, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 6 de janeiro de 2021.
Apoiadores de Donald Trump invadiram o Congresso por discordar do resultado da eleição. (JOHN MINCHILLO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Após a invasão de extremistas no Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6), o ex-presidente George W. Bush (2001- 2009) disse, em uma rede social, que "é assim que os resultados são disputados em uma república das bananas".

Sem citar Trump diretamente, escreveu que está "chocado com o comportamento imprudente de alguns líderes políticos desde as eleições" e a falta de respeito demonstrado pelas instituições e tradições do país.

Uma multidão de defensores de Donald Trump invadiu o Congresso enquanto os parlamentares realizavam a sessão de ratificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro - que foi interrompida.

A invasão aconteceu poucos minutos depois de o próprio presidente americano, durante manifestação na capital do país, Washington, insuflar os ativistas a se dirigirem até a sede do Legislativo.

Já em 2017, numa rara manifestação pública, Bush criticou o nacionalismo, o protecionismo e a intolerância, no que foi visto como um ataque indireto ao presidente -o seu irmão, Jeb, disputou a candidatura republicana com Trump em 2016.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais