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Nissan Sentra esbanja estilo na versão Exclusive com reforço do pacote Interior Premium

Nissan Sentra esbanja estilo na versão Exclusive com reforço do pacote Interior Premium

Além da reestilização na parte frontal, a linha 2025 do três volumes produzido no México ganhou aperfeiçoamentos na segurança e no conforto

Publicado em 26 de dezembro de 2024 às 05:00

 - Atualizado há 4 meses

Nissan Sentra Exclusive
Em junho deste ano, a linha 2025 do sedã médio apresentou ao mercado brasileiro um “facelift” em relação à oitava geração Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Apesar do sucesso que fez desde o seu lançamento nos Estados Unidos e no México, a oitava geração do Nissan Sentra demorou a chegar ao Brasil. Desembarcou apenas em março de 2023, longos quatro anos após a sua estreia mundial – foi revelada em 2019 na China, sob o nome de Sylphy.

E apenas um ano e três meses depois de ser lançada por aqui, em junho deste ano, a linha 2025 do sedã médio apresentou ao mercado brasileiro um “facelift” em relação à oitava geração. Além da reestilização na parte frontal, a linha 2025 do três volumes produzido no México ganhou aperfeiçoamentos na segurança e no conforto.

O preço do modelo começa em R$ 160.290 na configuração básica Advance e chega a R$ 178.390 na Exclusive com o pacote Interior Premium – a versão avaliada. O Sentra Exclusive é disponível nas cores metálicas Cinza Atlântico e Cinza Grafite, a sólida Preto Premium e a perolizada Branco Diamond, sendo que a Branco Diamond (a do modelo testado) e a Cinza Atlântico oferecem opções biton, com teto Preto Premium. Desde o lançamento da linha 2025, o sedã da Nissan aumentou em 25% a média mensal de vendas – de 400 para 500 unidades.

Nissan Sentra Exclusive
Foi mantido o visual frontal musculoso da oitava geração, inspirado nos sedãs maiores da Nissan – como o Altima e o Maxima Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

A maior mudança na linha 2025 do Sentra foi na frente, onde a habitual grade “V-motion” trocou alguns acabamentos cromados por pretos brilhantes e foi preenchida com filetes horizontais. Continua ladeada pelo conjunto óptico de leds com luzes de condução diurna (DTRL) e sublinhada pelo para-choque, que ganhou vincos e perdeu as luzes diurnas em leds na parte inferior, agora integradas aos faróis.

Os auxiliares de neblina não estão mais disponíveis. O sedã incorporou o novo logotipo da marca japonesa na frente e na tampa traseira. Foi mantido o visual frontal musculoso da oitava geração, inspirado nos sedãs maiores da Nissan – como o Altima e o Maxima. Permanece a linha de cintura elevada, com teto baixo e caimento gradual na traseira, no estilo cupê.

As lanternas com lâmpadas halógenas mantém o formato de bumerangue. Teto solar, chave I-Key redesenhada, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro reforçam o aspecto de requinte da versão Exclusive.

As dimensões não foram alteradas em relação à oitava geração do sedã – são 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura e generosos 2,71 metros de entre-eixos, um dos melhores da categoria.

Nissan Sentra Exclusive
Teto solar, chave I-Key redesenhada, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro reforçam o aspecto de requinte da versão Exclusive Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Motorização

O motor de 2,0 litros de terceira geração da família MR20DD, apresentado no Brasil no início de 2023 junto com a oitava geração do Sentra, não teve mudanças na linha 2025. Aspirado e movido exclusivamente a gasolina, desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.

O acabamento interno do motor é espelhado para reduzir atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento, por meio de uma tecnologia de aço spray utilizada no superesportivo Nissan GT-R. Um eixo de balanceamento ajuda a reduzir vibração e ruídos, com a válvula de controle de fluxo de ar em múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV), para melhorar o fluxo de ar na admissão. O câmbio CVT XTronic de oitava geração simula 8 marchas.

A linha 2025 do Sentra conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e traz de série, em todas as variantes, sistemas de auxílio ao motorista como monitoramento de ponto cego, alertas de tráfego cruzado traseiro e de prevenção de mudança de faixa e faróis automáticos inteligentes.

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O preço do modelo começa em R$ 160.290 na configuração básica Advance e chega a R$ 178.390 na Exclusive Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Toda a linha do médio mexicano conta com alerta avançado de colisão frontal, alerta de atenção do motorista e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Já o piloto automático e a Visão 360 Graus com detecção de objetos em movimento são disponíveis apenas na Exclusive.

Também somente na “top” há o assistente de frenagem, o assistente de prevenção de mudança de faixa e o controle dinâmico de chassi integrado – que utiliza recursos do controle de tração e de distribuição automática de frenagem para manter o carro na trajetória correta. Com a partida remota, é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas.

Experiência a bordo - Caramelo com “pedigree”

Nissan Sentra Exclusive
O interior Premium concede ao habitáculo do Sentra um aspecto especialmente sofisticado Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Em sua versão topo de linha Exclusive e com o reforço do vistoso Interior Premium, o habitáculo do Nissan Sentra tem um aspecto especialmente sofisticado. O pacote adiciona revestimentos que simulam couro na cor caramelo nos bancos, nas portas e no painel. Há um cuidado maior com os materiais e montagem, além do próprio design, que é requintado com uma pitada de esportividade.

O volante de base achatada tem ajustes de altura e profundidade e proporciona boa pegada, abrigando as aletas para troca de marchas manuais e o acionamento do piloto automático. O painel de TFT colorido de 7 polegadas torna fácil a visualização das informações do computador de bordo.

A central multimídia tem tela “touchscreen” de 8 polegadas – um tanto diminuta em relação às tendências atuais. Contudo, as conexões com Apple CarPlay e Android Auto são feitas apenas com cabos – um sedã médio “top” não deveria oferecer nada aquém de conexões wireless.

Nissan Sentra Exclusive
A linha 2025 do Sentra conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e traz de série, em todas as variantes, sistemas de auxílio ao motorista Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

A qualidade das imagens das câmeras para as manobras também não é das melhores. Já o sistema de som da Bose esbanja a qualidade usual da famosa marca norte-americana especializada em produtos de áudio.

No console central, embaixo do apoio de braço, há um compartimento com 7,7 litros de capacidade. Na dianteira e na traseira, os bancos trazem a tecnologia que a Nissan chama de “Gravidade Zero” (Zero Gravity) – inspirada em estudos de ergonomia da NASA, para aliviar a tensão nas costas e proporcionar viagens longas sem cansaço.

O espaço no banco traseiro é amplo, mas falta uma saída de ar-condicionado para a segunda fileira. O porta-malas do Sentra comporta 466 litros e tem a boca do compartimento mais perto do solo, facilitando a acomodação de bagagens grandes.

Impressões ao dirigir - Sedã com “S” maiúsculo

Nissan Sentra Exclusive
O motor de 2,0 litros de terceira geração, apresentado no Brasil em 2023 junto com a oitava geração, não teve mudanças Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

O motor 2.0 do Sentra entrega 151 cavalos a 6 mil rpm e 20 kgfm a 4 mil rpm. Aspirado, movido a gasolina e com sistema de injeção direta, ele se beneficia da boa parceria com o câmbio CVT XTronic de oitava geração. Apesar de não contar com um turbocompressor, o conjunto oferece acelerações eficientes.

Com 8 marchas simuladas, o câmbio inclui conversor de torque com resposta mais rápida, enquanto os “paddles shifters” permitem controlar as mudanças das marchas (simuladas). Desenvolvido para aumentar o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens, o conjunto é harmônico.

São quatro programas de modo de condução, acionáveis por um botão praticamente imperceptível na alavanca de câmbio: “Normal”, “Sport” (mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas), “Manual” (para seleção das marchas por meio de “paddles shifters” atrás do volante) e “Eco” (ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para reduzir o consumo).

Nissan Sentra Exclusive
O motor 2.0 do Sentra entrega 151 cavalos a 6 mil rpm e 20 kgfm a 4 mil rpm Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Em todos ele, a impressão é de que o “powertrain” do Sentra escapa dos desperdícios de força para privilegiar a eficiência. De acordo com a Nissan, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e pode chegar a 200 km/h. Para o Inmetro, o Sentra tem consumo urbano de 11 km/l e rodoviário de 13,9 km/l – mas é possível de se obter números melhores, tanto na cidade quanto na estrada.

O sistema de suspensão tem suporte tipo MacPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e multilink na traseira. O objetivo da combinação é oferecer diversão ao dirigir, sem abdicar do conforto e da estabilidade – características mandatórias em um bom sedã. Pela correta calibração da suspensão, o Sentra permite acelerar forte sem que ameace escapar nas curvas.

E o aumento da rigidez da plataforma – 41% a mais em relação à geração anterior – explica a notável evolução da qualidade de rodagem. O para-choque dianteiro requer alguma atenção, pois pode eventualmente raspar nas exageradas valetas e lombadas, comuns pelo Brasil afora.

Nissan Sentra Exclusive
Com 8 marchas simuladas, o câmbio inclui conversor de torque com resposta mais rápida Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

A posição ao dirigir típica dos sedãs – mais baixa que a dos SUVs – agrada muita gente. Os equipamentos de auxílio ao motorista da “top” – assistente de frenagem, alerta de mudança de faixa e controle dinâmico de chassi integrado – se mostram efetivos sempre que há demanda.

Mas sistemas de segurança mais avançados, como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, não estão disponíveis. Inexplicavelmente, a Nissan insistiu em manter na linha 2025 do Sentra o freio de estacionamento ativado em um anacrônico pedalzinho posicionado à esquerda do freio comum – um botão eletrônico no console seria uma solução bem mais prática, elegante e contemporânea.

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O sistema de suspensão tem suporte tipo MacPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e multilink na traseira Crédito: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Ficha técnica - Nissan Sentra Exclusive

  • Motor: 2.0 a gasolina, 1.997 cm3, aspirado, quatro cilindros, 16V, controle elétrico VTC (e-VTC), injeção direta e ciclo  Atkinson
  • Potência: 151 cavalos a 6 mil rpm
  • Torque: 20 kgfm a 4 mil rpm
  • Transmissão: CVT XTronic com 8 marchas simuladas, opção de trocas sequenciais em “paddles shifters”, função D-Step
  • Direção: elétrica com assistência variável
  • Tração: dianteira
  • Carroceria: sedã médio para cinco pessoas
  • Dimensões: 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura, 2,70 metros de entre-eixos
  • Peso: 1.410 quilos
  • Suspensão: dianteira tipo MacPherson, molas helicoidais, traseira eixo de torção, molas helicoidais
  • Rodas e pneus: liga leve de 17 polegadas diamantadas, 215/50 R17
  • Freios: a disco nas quatro rodas, ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD), assistência de frenagem
  • Porta-malas: 466 litros
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Preço: R$ 182.890 (versão Exclusive com Interior Premium)

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