Publicado em 17 de novembro de 2023 às 18:09
- Atualizado há 2 anos
A KTM Duke comemora em 2024 seus 30 anos do seu lançamento e a festa começou com a apresentação da linha 2024 da 990 Duke no EICMA, o Salão de Milão, na Itália, que ocorreu entre 9 e 12 de novembro. Em sua busca para ser uma naked mais focada no desempenho, a 990 Duke se propõe a atender a todos os requisitos mecânicos do segmento, caracterizado por modelos que exibem seus motores sem carenagens não apenas como um recurso de estilo, mas para garantir melhores performances pelo baixo peso. >
Ao mesmo tempo, o modelo da marca austríaca implanta um estilo totalmente novo. Na Inglaterra, a moto será lançada por 12.999 libras esterlinas, o equivalente a cerca de R$ 78 mil, com disponibilidade a partir de janeiro. Não há previsão sobre a chegada da KTM 990 Duke 2024 ao Brasil.>
A KTM 990 Duke deixa suas intenções perfeitamente claras. Além de um motor bastante potente, um chassi totalmente novo e um design de braço oscilante a aproxima de motocicletas de maior capacidade, tanto em cilindrada quanto em proporções. >
A potência é controlada por uma versão atualizada do motor LC8c, derivado do usado na 890 Duke R, aumentado para 947 cc. O “powertrain” bicilíndrico paralelo da 990 Duke recebe novos pistões, virabrequim e biela, produzindo 124,7 cavalos e 10,5 kgfm, com peso total da motocicleta de 179 quilos. O design é aprimorado por duas opções de cores em Preto e Electronic Orange – esta desenvolvida especificamente para comemorar os 30 anos da Duke.>
>
O design adota um estilo minimalista, com um farol de leds como destaque. Construído a partir de uma mistura de materiais, o conjunto óptico garante estabilidade de iluminação em todas as condições de estrada. >
As luzes de posição e de circulação diurna estão localizadas no perfil do farol, que se ajusta automaticamente a intensidade de acordo com as condições de iluminação ambiente, graças a um sensor integrado ao painel. A KTM 990 Duke está equipada ainda com uma função de luz Coming Home como padrão – o farol permanece aceso após a moto ser desligada, dando ao piloto alguns segundos de luz para abrir portas ou para melhor visibilidade de sua garagem.>
No típico estilo Duke, uma estrutura de treliça rígida e um novo braço oscilante se unem para receber componentes da suspensão WP Apex ajustáveis, associado aos pneus Bridgestone S22 testados em competição. >
A suspensão de 43 milímetros pode ser ajustada por meio de cinco estágios no painel, assim como ocorre com oamortecedor traseiro WP Apex Monotube, com possibilidade de ajustes manuais da pré-carga.>
O piloto conta com um painel de vidro anti-riscos de 5 polegadas, com todas as informações sobre a moto.Gráficos e estruturas de menu foram projetados para acesso mais rápido e intuitivo aos vários recursos da KTM 990 Duke, incluindo uma nova função que exibe dados de Lean Angle, com o modo “Track” opcional, com cronômetro de volta e estatísticas de telemetria. >
Uma conexão USB-C foi adicionada para tarefas de carregamento do celular. A moto é equipada com o sistema ABS e o controle de tração em curvas aprimorados por uma plataforma inercial 6D,que monitora constantemente a posição da motocicleta, ajustando o sistema.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta