> >
Com capixabas, Conjunto brilha no Mundial de ginástica rítmica e garante vaga em Paris-2024

Com capixabas, Conjunto brilha no Mundial de ginástica rítmica e garante vaga em Paris-2024

Déborah Medrado e Sofia Madeira ajudaram o Brasil a fazer bonito na competição e se classificar via Mundial a uma olimpíada pela primeira vez

Publicado em 25 de agosto de 2023 às 20:30

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Com capixabas no tablado, Brasil conquista vaga por conjuntos nas Olimpíadas de Paris
Com capixabas no tablado, Brasil conquista vaga por conjuntos nas Olimpíadas de Paris. (CBG/Divulgação)

O conjunto brasileiro de ginástica rítmica garantiu, nesta sexta-feira (25), a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. As capixabas Déborah Medrado e Sofia Madeira, e suas companheiras Bárbara Galvão, Duda Arakaki, Giovanna Silva e Nicole Pírcio  receberam nota 65.000 na soma das apresentações da prova mista e dos cinco arcos, durante a disputa geral do Mundial de Valência, na Espanha, e terminaram em sexto lugar.

O Mundial dá cinco vagas diretas para a Olimpíada, mas a classificação foi ampliada até a sétima colocada porque Israel e Espanha, medalhistas na edição do ano passado e por isso já garantidas em Paris, subiram ao pódio novamente. As israelenses ficaram com o ouro e as espanholas com o bronze. Entre elas, ficou a China, com a prata. A Bulgária, campeã em 2022, ficou apenas em 12º lugar. Itália (4º), Ucrânia (5º) e França (7º) completaram a lista de classificadas.

Ao som de uma versão acelerada de "Smile", de Charles Caplin, a apresentação brasileira com as três fitas e duas bolas, na prova mista, foi bastante enérgica e contagiou a plateia presente no ginásio, que bateu palmas e dançou junto. O rosto de Chaplin estava desenhado em strass no novo collant desenvolvido em parceria com a estilista Thaís Lima para o Mundial. Houve uma pequena queda da fita, mas a nota final foi um ótimo 30.100.

Na série dos cinco arcos, a referência foi Whitney Houston, tanto no collant, inspirado em um figurino de cristais coloridos utilizado pela lendária cantora americana, quanto na música, o clássico "I wanna dance with somebody". A apresentação rendeu às brasileiras uma nota 34.900, portanto a soma do conjunto ficou em 65.000.

Um dia antes, na quinta-feira (24), o Brasil também celebrou a inédita classificação de Bárbara Domingos à final do Mundial no individual, que será disputada sábado (26), e a conquista de uma vaga aos Jogos Olímpicos de Paris com o 14º lugar no geral. É a primeira vez que a ginástica rítmica brasileira se classifica para a Olimpíada no individual e no conjunto por meio de um Mundial.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais