> >
Nada de frio: saiba como deixar a casa mais quentinha no inverno

Nada de frio: saiba como deixar a casa mais quentinha no inverno

Com a queda nas temperaturas e a chegada da época mais fria do ano, especialistas em decoração recomenda dicas práticas para deixar a casa mais aconchegante

Publicado em 1 de julho de 2022 às 18:07

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Se você está pensando em preparar a sua casa para o inverno, a dica é colorir o espaço com tons mais escuros ou papéis de parede xadrez.
Se você está pensando em preparar a sua casa para o inverno, a dica é colorir o espaço com tons mais escuros ou papéis de parede xadrez. (Foto de Maura Mello e projeto de Dantas & Passos Arquitetura)
Vinícius Viana
[email protected]

Há quem diga que as pessoas se vestem melhor no inverno. Casacos mais quentes e botas estilosas ganham as ruas brasileiras entre os meses de junho e setembro. Mas, com a queda nas temperaturas, o ideal mesmo é aproveitar um dia frio debaixo das cobertas. Ou seja, pensar no conforto e aconchego dentro de casa também é fundamental nessa época do ano.

Para quem quer garantir um ambiente quentinho, a dica, segundo a arquiteta Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura, é investir em mantas sobre o sofá, cortinas mais pesadas e até, quem sabe, pintar uma parede com tom mais escuro. Isso vai ajudar a criar novas texturas e sensações no cômodo, além de garantir a proteção térmica do espaço.

“É sempre importante verificar se as janelas estão bem vedadas, porque o vento externo pode tirar o calor que se acumula dentro de casa. Visualmente falando, tecidos como lã e veludo dão um ar mais aconchegante e sofisticado ao ambiente. Já para quem gosta de um clima de montanha, os papéis de parede xadrez ajudam nesse aspecto europeu”, recomenda Paula Passos.

A arquiteta Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura, indica tecidos mais pesados para cortinas e tapetes
A arquiteta Paula Passos indica tecidos mais pesados para cortinas e tapetes. (Arquivo pessoal)

Já as arquitetas Thamires Mendes e Audrey Carolini, da ArqTab - Arquitetura e Design, são defensoras das mantas de tricot ou microfibra, por serem mais macias. Quando o assunto é tapete, elas indicam de fibra natural ou de algodão. Enquanto, nas cortinas, a recomendação são as de linho, por possuírem uma trama bem desenhada que ajuda a proteger do frio e agregar visualmente ao ambiente.

“No inverno essas texturas fazem toda a diferença e avaliar a incidência dos raios solares nos espaços antes de escolhê-las é muito importante. Isso porque quando combinamos revestimentos muito frios com ambientes que recebem pouco sol e muito vento, podemos ter problemas nas estações de temperaturas menores”, destaca Thamires Mendes.

As arquitetas Thamires Mendes e Audrey Carolini, da ArqTab - Arquitetura e Design, recomendam tecidos mais macios e confortáveis
As arquitetas Thamires Mendes e Audrey Carolini recomendam tecidos mais macios e confortáveis. (Arquivo pessoal )

Ou seja, a iluminação é um outro elemento coringa na decoração de inverno. A arquiteta Audrey Carolini explica que a recomendação é buscar por luzes mais quentes e indiretas, assim como criar cenários dentro dos cômodos.

“Claro que é importante pensar em ambientes versáteis que atendam os moradores em todas as épocas do ano e que tragam conforto alinhado à beleza tanto no inverno, quanto no verão”, ressalta Audrey Carolini.

Para quem está pensando em renovar o ambiente na época mais fria do ano, confira essas e outras dicas de especialistas abaixo:

  • Lã, algodão, linho e microfibra são alguns dos tecidos mais recomendados para se investir nas cortinas, mantas e tapetes.

    01

    Tecidos mais quentes

    Lã, algodão, linho e microfibra são alguns dos tecidos mais recomendados para se investir nas cortinas, mantas e tapetes. Afinal, o inverno não precisa ser frio e nada melhor que ficar embaixo de cobertas macias que também agregam visualmente ao ambiente.

  • Quando o assunto é iluminação, o ideal é apostar em lâmpadas mais quentes

    02

    Iluminação indireta

    Quando o assunto é iluminação, o ideal é apostar em lâmpadas mais quentes e indiretas que ajudam a aumentar a sensação de calor e bem-estar no ambiente.

  • Se você está pensando em preparar a sua casa para o inverno, a dica é colorir o espaço com tons mais escuros ou papéis de parede xadrez.

    03

    Tons escuros

    Sabemos que as cores influenciam diretamente no ambiente. Por isso, se você está pensando em preparar a sua casa para o inverno, a dica é colorir o espaço com tons mais escuros ou papéis de parede xadrez.

  • Uma lareira portátil, movida a álcool é uma opção ecológica e que independe de estruturas específicas

    04

    Lareiras

    Nas regiões de montanha, as temperaturas podem cair bastante. Nesses casos, é preciso recorrer a equipamentos que ajudem a esquentar o ambiente além da decoração. Uma lareira portátil, movida a álcool, é uma opção ecológica e que independe de estruturas específicas.

  • Frio com vinho é uma combinação quase inquestionável. É possível criar um cantinho dinâmico e reduzido

    05

    Frio combina com vinho

    Frio com vinho é uma combinação quase inquestionável. Por isso, porque não incluir uma adega na sua casa? É possível criar um cantinho dinâmico e reduzido em um cômodo especial para receber visitas ou aproveitar a estação.

Quando o assunto é iluminação, o ideal é apostar em lâmpadas mais quentes que ajudam a aumentar a sensação de calor e bem-estar no ambiente.(Foto de Maura Mello e projeto de Dantas & Passos Arquitetura)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais