> >
5 dicas de como usar iluminação de LED na decoração da casa

5 dicas de como usar iluminação de LED na decoração da casa

Além de funcionais, as lâmpadas de LED também são econômicas. Segundo especialistas, o conforto do ambiente pode ser alterado de acordo com o jogo de luz

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 15:00- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Além de serem modernas, as iluminações de LED são econômicas e sustentáveis, já que o tempo de vida útil é bem maior do que as lâmpadas tradicionais.
Além de serem modernas, as iluminações de LED são econômicas e sustentáveis, já que o tempo de vida útil é bem maior do que as lâmpadas tradicionais. . (Camila Santos )
Vinícius Viana
[email protected]

Você sabia que a iluminação também faz parte da decoração? O conforto do ambiente pode ser diretamente alterado de acordo com o jogo de luz. Por isso, na hora de montar um projeto é importante ir além da funcionalidade das lâmpadas. Segundo especialistas, uma boa pedida tem sido a iluminação com LED. Além de econômicas, essas lâmpadas combinam design com utilidade e têm se tornado as queridinhas nos projetos arquitetônicos e decorativos das casas.

 “As lâmpadas de LED são vantajosas por questões financeiras e sustentáveis. Elas possuem uma vida útil bem maior do que as fluorescentes e incandescentes”, explica a arquiteta Carol Zamboni.

Além da funcionalidade, a especialista observa que há diferentes possibilidades de cores das lâmpadas para tornar um ambiente mais aconchegante. Para a arquiteta, a recomendação para quartos e espaços mais íntimos é de luzes amareladas que são mais confortáveis.

A empresária Juliana Novaes conta que o melhor resultado de ter aderido às lâmpadas de LED foi no consumo de energia que ficou muito mais em conta. "Além disso, quando comprei a minha casa o espaço não era tão apaixonante. Hoje me sinto muito mais confortável e acolhida."

Ela ainda confessa que quando procurou a arquiteta para projetar a reforma do espaço, não entendia muito bem da importância de um jogo de luz. Hoje, Juliana recomenda atenção a esses detalhes, que precisam combinar estética e funcionalidade.

Por isso, a designer de interiores Flávia Dadalto conta que, ao iniciar um projeto, trabalha com a especificação das lâmpadas como uma das primeiras etapas. “É muito importante possuir esse olhar diferenciado porque a iluminação é a cereja do bolo, ela valoriza muito o ambiente. Se você tem uma parede que não é uniforme, um jogo de luzes pode tanto disfarçar, quanto deixar isso mais visível”, explica a designer.

CONFIRA CINCO DICAS PARA UTILIZAR A ILUMINAÇÃO DE LED EM CASA: 

  • Iluminação de LED é uma boa pedida para projetos arquitetônicos.

    01

    Destaque detalhes decorativos

    Uma das dicas da arquiteta Carol Zamboni é utilizar a iluminação de LED para pontuar nichos decorativos e quadros, além de escadas. Ela afirma que a iluminação pode ressaltar detalhes e tornar o ambiente mais confortável.

  • Além de econômicas, elas combinam design com utilidade e têm se tornado as queridinhas nos projetos arquitetônicos e decorativos das casas.

    02

    Armários

    A designer de interiores Flávia Dadalto indica que as fitas de LED em armários superiores são uma boa pedida entre os clientes. Ela explica que nesse caso, a iluminação combina a funcionalidade com a decoração, já que auxilia na iluminação das bancadas e torna o ambiente mais confortável.

  • Uma dica é utilizar iluminação de LED em cabideiros ou guarda-roupas.

    03

    Cabideiros iluminados

    Flávia Dadalto também indica a utilização de uma iluminação de LED em armários de roupa ou cabideiros iluminados. Isso porque evita acender a luz do quarto ao se arrumar. Como recomendação, Flávia também indica a instalação de um sensor ao abrir a porta do guarda-roupa.

  • Utilize a iluminação em revestimentos e espaços funcionais da casa.

    04

    Revestimentos

    A arquiteta Carol Zamboni também recomenda utilizar esse tipo de iluminação para valorizar os revestimentos. Uma dica é aplicar fitas de LED em sancas de gesso. Flávia Dadalto também destaca espaços com textura, brilho, volume e revestimentos em 3D.

  • Para ambientes mais íntimos, Carol Zamboni recomenda lâmpadas de LED com cores mais amareladas.

    05

    Ambientes íntimos

    Para ambientes mais íntimos, Carol Zamboni recomenda lâmpadas de LED com cores mais amareladas. A indicação é tornar espaços como quartos e escritórios mais aconchegantes.

Crédito das imagens: Camila Santos e Giovanna Gonçalves. 

Pontue nichos decorativos para aumentar o conforto e a sensação de aconchego.(Camila Santos )

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais