> >
Círculo cromático: conheça a ferramenta aliada da decoração

Círculo cromático: conheça a ferramenta aliada da decoração

Instrumento se tornou uma febre no mundo da moda, mas também permite combinação de cores para trazer conforto visual e grande estilo aos ambientes

Publicado em 31 de julho de 2022 às 15:00

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Círculo cromático tem sido tendência nas decorações de imóveis
Círculo cromático tem sido tendência na decoração de imóveis. (Camila Santos/Fernanda Calazans)
Autor - Carla Tainara Luz
Carla Tainara Luz
Aluno do 24º Curso de Residência em Jornalismo / [email protected]

Em qualquer projeto decorativo, as cores são essenciais. Além de tornar o espaço mais bonito, elas transmitem diversas sensações. Mas, quando combinadas de maneira errada, podem causar um estrago. Por isso, escolher as cores corretamente é crucial. E um grande aliado nisso é o círculo cromático.

Criado há décadas pelo cientista físico Isaac Newton, o círculo cromático é a representação das cores que o olho humano consegue enxergar. A ferramenta é dividida em 12 partes, sendo cada uma de uma cor, o que permite estudos mais aprofundados das colorações.

Círculo cromático tem sido tendência nas decorações de imóveis
O círculo cromático é a representação das cores que o olho humano consegue enxergar. (Freepik)

Apesar de ter sido criado há muito tempo, o círculo cromático tem ganhado cada vez mais espaço nas decorações de imóveis. Fernanda Calazans, que é designer de interiores, afirma que o instrumento pode ser aplicado em tudo, desde composição de paletas, objetos e arquitetura, até decoração de festas e roupas.

Ainda, segundo a designer, a ferramenta é uma boa opção para as pessoas leigas entenderem mais sobre cores. "Uma cor vai além da aplicação em uma parede. Ela pode trazer inúmeros sentimentos ao ambiente e a quem irá conviver com ela", afirma.

Aspas de citação

Cor não é só cor de parede, é tudo. A cor também é lembrança, é o espaço que vai nos abrigar.

Fernanda Calazans
Designer de interiores
Aspas de citação
Círculo cromático tem sido tendência nas decorações de imóveis
O círculo cromático pode ser usado em cores para paredes e objetos. (Camila Santos/Fernanda Calazans)

O casal Júlio César e Vitor Melo comprou o primeiro imóvel juntos recentemente. Durante a procura por residências, eles perceberam que grande parte dos ambientes seguiam uma paleta de cores neutras e tons claros. Mas essa não era a cara que eles queriam para o lugar onde iriam morar. Por isso, apostaram no círculo cromático para mudar as cores do apartamento.

Júlio César conta que optou por contratar uma profissional da área e apostou em uma variedade de cores para fugir do padrão. O resultado foi um lar despojado, que agradou o casal. “Traz uma identidade. Deixa o ambiente mais aconchegante, alegre, diferenciado”, afirma Júlio César.

Círculo cromático tem sido tendência nas decorações de imóveis
Júlio César e Vitor investiram no circulo cromático para dar uma cara nova ao imóvel do casal. (Camila Santos/Fernanda Calazans)

Para ele, o círculo cromática é uma boa pedida para quem trazer uma nova cara para o espaço, mas não pode gastar muito. “Ao mexer com cor, você consegue fazer uma grande transformação, sem precisar quebrar parede ou gastar rios de dinheiro com marcenaria.”

Círculo cromático tem sido tendência nas decorações de imóveis
Composição de cores pode trazer harmonia para o ambiente. (Camila Santos/Fernanda Calazans)

CÍRCULO CROMÁTICO EM AMBIENTES

Segundo Regilano Dornellas, design de interiores, o uso do círculo cromático traz menos chance de erro na hora de escolher os tons de um imóvel, além de trazer harmonia para o ambiente.

A ferramenta pode ser usada em quaisquer espaços, desde imóveis residenciais a empresas e lojas. Nos dois últimos, Dornellas comenta que o círculo vai ajudar a garantir ambientes mais funcionais e dinâmicos para os funcionários, melhorando até os sentimentos que o lugar irá transmitir. 

Círculo cromático tem sido tendência nas decorações de imóveis
Diferentes composições de cor irão trazer diferentes sensações aos espaços. (Camila Santos/Fernanda Calazans)

O círculo cromático deve continuar em alta por mais algum tempo, segundo Fernanda Calazans, pois tem gerado maior segurança nas pessoas na hora de entender e aplicar as cores. Ele pode ser encontrado facilmente pela internet. 

"Vários sites permitem fazer a composição das cores ou apresentar paletas montadas que podem ser referência para quem anda pensando em dar cara e cor nova ao lar", afirma.

*Carla Luz foi aluna do 24º Curso de Residência da Rede Gazeta, sob supervisão da repórter Iara Diniz.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais