Redes Sociais

9 sinais para identificar burnout do trabalho

Psiquiatra fala sobre os sintomas físicos que podem indicar exaustão mental

Imagem de perfil de Portal Edicase

Portal Edicase

[email protected]

Publicado em 29 de maio de 2023 às 08:00

O burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental resultante do estresse crônico no trabalho. É caracterizado por uma sensação persistente de esgotamento, cinismo e baixa realização pessoal. Essa condição pode ter sérios prejuízos para a saúde, tanto física quanto mental.

Pensando nisso, a psiquiatra Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, fala sobre os sinais que o corpo pode apresentar quando a mente está à beira de uma grande exaustão e pode chegar ao burnout.

Imagem Edicase Brasil
A insônia é um dos sinais de exaustão e burnout do trabalho Crédito: Prostock-studio | Shutterstock

  • 01

    Cansaço extremo

    Acontece quando a pessoa se sente quase 100% do tempo cansada, mesmo que nos horários em que não esteja trabalhando.

  • 02

    Alteração de foco e concentração

    Mesmo nas tarefas mais simples de serem executadas, que até então eram feitas de maneira tranquila, a concentração não aparece e a pessoa sente que não consegue manter o foco.

  • 03

    Sensação de incapacidade

    Aquela sensação de que não vai conseguir cumprir as tarefas e os prazos e se atrapalha na hora de compreender suas prioridades.

  • 04

    O cansaço se estende para o lazer

    Quando, até no lazer, aquelas coisas de que a pessoa mais gostava de fazer não oferecem mais prazer. A vontade se limita apenas a dormir ou a não fazer absolutamente nada.

  • 05

    Sono

    O excesso de sono ou a insônia são também sinais de exaustão e burnout do trabalho. Pessoas que não dormem mais a mesma quantidade precisam prestar atenção nas noites de sono, que podem não ser mais reparadoras.

  • 06

    Irritação

    Irritação com colegas de trabalho, com chefe, em casa e até com amigos são sinais de que a exaustão mental passou dos limites do trabalho e está afetando a vida pessoal.

  • 07

    Dores físicas

    Quando a cabeça não para, o corpo emite sinais. Alguns dos mais prováveis são dores físicas na região da coluna cervical, como ombros, pescoço ou costas como um todo.

  • 08

    Dores de cabeça constantes

    Aquelas dores de cabeça diárias, que antes poderiam ser apenas no final de um dia exaustivo, aparecem desde a hora em que a pessoa acorda, por exemplo, e ainda são frequentes.

  • 09

    Hiperatividade

    É quando, mesmo em locais que antes traziam paz, a pessoa ainda continua agitada pela inércia de tanto trabalhar e sente que precisaria estar fazendo algo naquele momento e não relaxa.

Procurando ajuda médica

Para entender os limites entre o cansaço comum e o burnout, a médica dá um exemplo bem prático. “Quando, mesmo depois de um fim de semana de descanso , o trabalhador continua se sentindo cansado e não revigora as energias, é sinal de que o burnout pode estar batendo à porta”, explica.

No entanto, esse problema tem tratamento. “Nestes casos, muitas vezes é necessário se ausentar das tarefas por determinado período e buscar ajuda profissional para tratar da maneira adequada, já que o burnout pode se estender para depressão, crises de ansiedade e síndrome do pânico”, acrescenta a especialista.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação