Faustão é internado e pode passar por novo transplante

Ele teve complicações nos rins por conta de seu quadro de insuficiência cardíaca e pode precisar de um novo transplante.

Faustão, Fausto Silva

Fausto Silva foi internado em São Paulo. Crédito: Renato Pizzutto/Band - 07/03/23

O apresentador Faustão, de 73 anos, foi internado num hospital em São Paulo. Ele teve complicações nos rins por conta de seu quadro de insuficiência cardíaca e pode precisar de um novo transplante. 

Conforme a Alpha FM, ele deverá receber um novo rim. Desde setembro, o profissional passava por diálise, cerca de três vezes por semana, para retirar líquido do corpo. Com o órgão prejudicado devido aos problemas de insuficiência cardíaca, o apresentador deverá entrar para a fila de transplantes mais uma vez.

Antes de receber alta, Faustão teve que ficar cerca de um mês internado para controlar rejeição a novo coração. Este é o tempo médio de recuperação pós-operatória, que inclui medicamentos e exames para controlar uma possível rejeição ao novo órgão.

"Esse coração que ele recebeu é um corpo estranho, e por isso o corpo vai rejeitar. Então ele vai ter que tomar uma série de medicamentos imunossupressores, que atuam no sistema imunológico e abaixam a resistência do indivíduo", afirmou o médico cardiologista João Vicente, que trabalha no hospital Sírio Libanês.

O uso dessa medicação, contudo, eleva o risco de infecções, uma vez que diminui a imunidade do paciente. Por isso, a fase inicial pós-transplante é a mais preocupante, em especial as primeiras 48 horas. Mesmo depois da alta, o tratamento com imunossupressores acompanha o paciente transplantado pelo resto da vida, embora a dosagem possa cair com o passar do tempo. Além disso, algumas precauções devem ser adotadas, sobretudo no primeiro ano, como evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Famosos
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível