Conheça a ‘Rota dos Botos’, atrativo turístico e ambiental da baía de Vitória

Animais aproveitam os mais de 400 quilômetros do litoral capixaba para se reproduzirem, se alimentarem e para darem um verdadeiro espetáculo nas águas

Dono de uma das maiores biodiversidades marinhas do Atlântico Sul, o Espírito Santo é casa de espécies locais e também de visitantes ilustres, como baleias, elefantes-marinhos e botos. Animais que aproveitam os mais de 400 quilômetros do litoral capixaba para se reproduzirem e se alimentarem.

Os botos, inclusive, mostram toda a sua graça em rotas que se tornaram turísticas no Estado. Com o projeto “Golfinhos do Brasil”, os capixabas agora podem conhecer verdadeiros paraísos com a companhia dos animais marinhos.

“A ‘Rota dos Botos’ é um roteiro turístico e marítimo para poder levar as pessoas interessadas em contemplar esse animal, que é o boto cinza, bem presente aqui na costa capixaba, para torná-lo mais um atrativo aqui da nossa região e, ao mesmo tempo ajuda a gente na conservação desses importantes animais que estão presentes o ano todo aqui no nosso litoral”, diz Thiago Ferrari, um dos criadores do projeto.

Um dos pontos de encontro com os botos é próximo ao final da Praia de Camburi, em Vitória. Após o embarque na Praia do Suá, os visitantes fazem uma curta viagem de 15 minutos e logo avistam os animais em um verdadeiro “balé no mar”.

Conheça a ‘Rota dos Botos’, atrativo turístico e ambiental da baía de Vitória

Conheça a ‘Rota dos Botos’, atrativo turístico e ambiental da baía de Vitória. Crédito: Reprodução/TV Gazeta

Além da Capital, os botos também transitam pela região da Praia Mole, em Carapebus, na Serra, onde encontram espécies menores de peixes que servem como alimento, e onde se sentem seguros longe de predadores maiores do alto mar.

“Temos um grupo de pesquisa que busca entender os hábitos de vida desses botos aqui. E a gente quer levar essa informação para mais gente, para que também possa ser desenvolvido um trabalho de educação ambiental”, finaliza Thiago.

* Com informações da repórter Elis Carvalho, do Em Movimento.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Baía de Vitória Grande Vitória mar Turismo Turismo no ES HZ
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível