Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Imagem

Fotos para perfil profissional: aprenda 10 dicas infalíveis

Veja como fazer fotos corporativas usando cores e até tecidos de roupas que mais te favorecem
Maya Meneghelli

Publicado em 15 de Abril de 2024 às 15:30

Fotos para perfil profissional: aprenda 10 dicas infalíveis
Fotos profissionais são uma ferramenta importante para quem quer se comunicar bem Crédito: Acervo pessoal
Na era das redes sociais e das imagens, as fotos profissionais são uma excelente maneira de te divulgar. Com uma navegação cada vez mais rápida e um público que tem menos paciência de ouvir ou ler, a imagem se tornou uma ferramenta eficiente para se comunicar. Mas essa imagem tão preciosa precisa ser pensada e estar adequada para não proporcionar o efeito contrário da sua intenção.
Quem olha a sua rede social consegue entender pelas suas fotos quem você é? Como está sua comunicação? Em quantas ocasiões não te é dada a oportunidade de se apresentar, mas você está sendo visto?
Veja o vídeo a seguir no qual explico como fazer boa poses para fotos. Não tente parecer doce e meiga se essa não for sua essência. O que conecta é a autenticidade. Seja você.
Além disso, siga esses 10 passos e suas fotos serão um sucesso.

Looks e acessórios

Fotos profissionais são para te destacar. Aos escolher looks, acessórios e maquiagem, evite que eles apareçam mais que você. Opte pela discrição e atemporalidade.

O que você quer transmitir?

Qual seu objetivo de comunicação: Seriedade, capacidade, leveza, alegria, criatividade? Essa informação também pode ser passada ao fotógrafo, pois ela será essencial na definição do cenário e poses.

Alfaiataria e peças clássicas

Invista na alfaiataria ou peças clássicas, como jeans ou camisa branca. O couro também é bem-vindo, mas prefira optar pelas cores neutras como preto, marrom ou marinho. As peças atemporais farão seus looks durarem no tempo e você poderá se olhar daqui a alguns meses ou até alguns anos e ainda gostar daquela imagem. Só escolha tendências se você tiver uma profissão relacionada à moda ou tendências.
Mayá Meneghelli, consultora de imagem
Camisa branca é um coringa para boas fotos Crédito: Acervo pessoal

Atenção às cores

A escolha das cores é um ponto importante na composição das roupas. As cores clássicas costumam ficar mais bonitas em fotos, além de serem atemporais. Geralmente o fotógrafo te dá opção de vários looks, então escolha um colorido e os outros em cores clássicas. As cores clássicas são os azuis, preto, branco, vermelho, cinza ou verde.

Monocromia

A monocromia é uma ótima alternativa. Essa estratégia alonga e afina a silhueta. Monocromia é quando você utiliza peças da mesma cor ou em tons parecidos, como calça azul e blusa azul..

Nada justo

Dê preferência a peças que não sejam justas demais ou que marquem o corpo. Na foto os detalhes são acentuados e podem te incomodar depois.

Fotos públicas

Sua imagem se torna pública quando você a coloca nas redes sociais ou até quando vai trabalhar. As fotos ficarão em algum lugar e algum dia podem ressurgir de repente e te prejudicar profissionalmente.

Tenha postura

Atente-se à postura, para que não pareça prostrado nas fotos. Peça ajuda ao fotografo para te lembrar durante a sessão.
Fotos para perfil profissional: aprenda 10 dicas infalíveis
Mantenha a postura durante o ensaio de fotos. Se precisar, peça ajuda ao fotógrafo Crédito: Acervo pessoal

Poses

As poses são sempre um dilema, mas não se preocupe: o fotógrafo costuma te orientar. Uma sugestão é criar uma pasta com referências que você apresentará ao profissional para que ele entenda o que você está buscando. Olhar para o objetivo da câmera comunica confiança e a cabeça alta comunica poder.

Sorrir ou não?

Pense no seu sorriso. Para uma imagem mais imponente e que comunique capacidade invista em um ar mais sério. Fotos muito sorridentes te tornam acessíveis, mas diminuem o poder da sua comunicação.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Trabalhadores morrem em deslizamento de terra em obra na Cariacica
Defesa Civil de Cariacica faz nova vistoria em obra onde quatro morreram soterrados
Dutos de distribuição de gás natural: ES Gás vai assumir distribuição no Estado
Moradores ficam sem gás após obra danificar rede em Colinas de Laranjeiras
A via foi interditada para o atendimento da ocorrência e liberada após a finalização dos trabalhos.
Colisão entre carreta e caminhão deixa um ferido na BR-101, em Linhares

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados