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Publicado em 9 de abril de 2023 às 09:00
O hair stylist capixaba Charlem Strelow representará o Brasil na final do concurso Keune Hairstylists Awards. O evento, promovido pela Keune, marca holandesa de haircare, reunirá cabeleireiros de todo o mundo em competição que premiará a originalidade de profissionais na hora de produzir seus penteados. >
Em data e formato de disputa ainda a serem definidos pela organização, o concurso é dividido em quatro categorias. Strelow foi o vencedor da etapa nacional na classe mais vanguardista, a Unleashed Creativity, ou Criatividade Liberada em bom português, com o penteado "Casulo", um emaranhado surrealista que mistura cabelos sintéticos aos naturais, evocando uma borboleta partindo em busca de liberdade. >
"Me inspirei na natureza, nas fases da borboleta, desvendando duas etapas da metamorfose. Os traços altos e volumosos fazem referência ao casulo, chamando atenção para um ambiente fechado, introspectivo e explosivo. Os detalhes delicados com cores vibrantes revelam a delicadeza da borboleta. O fato de ela estar posicionada próximo aos olhos, faz menção à liberdade, a olhar para frente, para o futuro", explica Charlem, que tem como inspiração o cabeleireiro russo Georgy Kot, considerado um dos mais criativos do mundo e com quem o capixaba fez vários cursos. >
Com 18 anos de experiência no mercado, Strelow perdeu a conta de quantos famosos já penteou. "Fiz o penteado do casamento de Luísa Sonza. Também produzi o cabelo de Natália Guimarães (vice-Miss Universo), Maria Cecília, da dupla com Rodolfo, e alguns eventos de Maiara & Maraisa e do grupo Rouge", enumera, dizendo que seu trabalho mistura um viés artístico com temas relacionados aos dias atuais.>
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"Gosto de estar sempre bem informado, especialmente em assuntos como política e religião. Tudo me inspira a pentear. No meio da pandemia da Covid-19, fiz um trabalho de arte relacionado a um Adão e Eva contemporâneo, trazendo o casal para os dias atuais, em meio a dúvidas, pecados e incertezas", filosofa o rapaz, que também participou como modelo do projeto. >
Sempre simpático e disponível para uma boa conversa, Charlem Strelow, de 36 anos, confessou a "HZ" que seu dom para a arte de pentear vem de berço. "Nasci em Colatina e minha mãe veio para Vitória sozinha com os filhos. Precisando criá-los, trabalhou como doméstica por um tempo e depois abriu um salão de beleza na Serra. Desde os quatro anos vivia nesse ambiente de escovas, cremes, tesouras e secadores", rememora.>
"Aos 17 anos, comecei a fazer um curso de cabeleireiro no Senac e, logo depois, passei em um processo seletivo da instituição, começando a dar aulas. Fui para São Paulo, onde consegui ser selecionado para o Pivot Point, um dos líderes em educação continuada para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área da beleza. Trabalhei como educador, o que aguçou ainda mais a minha vocação para ensinar", enfatiza o capixaba, que hoje conta com mais de 140 mil seguidores no Instagram, onde também dá dicas de penteados e expõe trabalhos.>
"Antes da pandemia da Covid-19, dava cerca de três masterclass e cursos por mês. Hoje, o mercado está reaquecendo. Viajei para países como México, Israel, Bolívia, Equador e em praticamente todos os estados do país", enumera, dizendo que, em suas disputadas palestras, tenta extrair o lado criativo dos alunos. >
"Ensino a fazer penteados elaborados, mas, antes de tudo, trabalho o emocional desses profissionais. A chave está em viver e descobrir o sonho dos clientes. Tento desenvolver neles a habilidade de fazer trabalhos seguindo uma linha de raciocínio. São penteados que vão desde os mais comerciais até os complexos", explica.>
Voltando ao início da prosa, ou seja, a classificação para a final mundial do Keune Hairstylists Awards, Strelow diz que ainda não foram divulgados os nomes de seus concorrentes, mas está orgulhoso em representar o Brasil e confiante em um bom resultado.>
"É uma honra e um privilégio estar nesse lugar. Já somos referência em cores internacionalmente, agora é o momento de colocar o Brasil também no holofote dos penteados. Temos uma carência nacional nesse segmento e sinto que concursos como estes, com uma grande marca como a Keune, ajudam a incentivar a área", complementa. >
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