• Patrícia Merlo
    Colunista

    Doutora em História Social/UFRJ, Professora da UFES, especialista em História da Alimentação.

Uma xícara de história: a chegada do café ao Brasil

Publicado em 15/04/2024 às 18h18
Café especial

A história do café no Brasil atravessa séculos. Crédito: Sebrae/ES - Divulgação

14 de abril, o Dia Mundial do Café, é uma data que celebra nosso companheiro habitual, muitas vezes negligenciado no corre-corre diário. Porém, dentro de uma xícara de café reside uma história que atravessa séculos.

A planta tem origem na região de Kaffa, na Etiópia, África. Segundo a versão mais aceita, ela já era apreciada pelos habitantes locais por volta do século XV.

No entanto, o consumo como conhecemos hoje é uma contribuição dos árabes, que não apenas desenvolveram formas de preparar a bebida, mas também os utensílios e o serviço associados a ela.

Na Europa, apenas no século 17 teve início a difusão do consumo, que com o avanço posterior da industrialização intensificou-se, especialmente devido às suas propriedades estimulantes.

A introdução do Coffea arabica no Brasil é atribuída ao Sargento-mor Francisco de Melo Palheta, em 1727. Oriundas da Guiana Francesa, as sementes foram plantadas no Grão-Pará.

Não se sabe ao certo como o arbusto chegou, no final do século 18, ao Rio de Janeiro, onde passou a ser cultivado inicialmente como planta ornamental, símbolo de sorte e de vida.

No começo do século 19, embora já fosse um costume entre europeus e norte-americanos, o café ainda não era um hábito brasileiro. Era consumido por estrangeiros de passagem pelo país e timidamente pelos locais nas chamadas casas de pasto.

Contudo, essa novidade paulatinamente revolucionou nossa economia e conquistou a preferência nacional também no consumo, seja por seu aroma peculiar ou pelo sabor único.

O Brasil tornou-se um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo. Desde as camadas populares até as mais abastadas, o cafezinho consagrou-se como um símbolo da hospitalidade.

Ele está presente no início do dia, na conversa com os amigos, na pausa do trabalho ou após as refeições. A cultura cafeeira encontrou em nosso país condições favoráveis para seu desenvolvimento e os grãos consolidaram-se como um produto de alta rentabilidade.

Enfim, o café identifica o Brasil, sendo saboreado em milhões de xícaras consumidas em todo mundo e a todo instante. Viva o café!

Este vídeo pode te interessar

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Café arábica Café capixaba Café Conilon Cultura Gastronomia
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível