Publicado em 25 de julho de 2025 às 11:04
Híbrido entre bombom de morango e maçã do amor, o morango do amor tem dado o que falar nas redes sociais. Vídeos ensinando a receita, provando o doce e até memes sobre o assunto somam milhões de visualizações no Instagram e no TikTok. >
A guloseima, aparentemente simples, consiste em um morango envolto por brigadeiro branco geralmente feito com leite em pó e uma fina camada de açúcar caramelizado vermelho. A origem exata da doce é difícil de rastrear, mas a combinação não é nova, há anos circulam receitas similares ou até mesmo idênticas ao item que virou febre recentemente.>
Nas redes sociais, diversos confeiteiros alegam serem os precursores do preparo e outros da trend que tomou conta das redes sociais. Eliezer Lima (@elitourr), que se diz responsável pela viralização do morango do amor, publicou um vídeo provando a sobremesa de sua confeitaria no dia 30 de abril. O post chegou a mais de 1,2 milhão de visualizações no TikTok.>
Na época, o doce de fato ainda não era sucesso nacional, mas hoje já está entre os assuntos mais falados da internet brasileira. O morango do amor ganhou força total a partir da segunda metade de julho e segue em crescimento no Google Trends. Termos como "onde comprar", "receita" e "o que é" estão em destaque de buscas sobre o assunto, que parece ter viralizado em um grande efeito manada assim como o pistache e outras comidinhas virais.>
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O sucesso é tanto que, além de inundar o feed de muita gente, o morango do amor também dominou a produção de confeiteiras pelo país e se tornou desejo coletivo. "As pessoas não querem comprar os outros doces, eles querem comprar morango do amor", afirma Mariana Araújo, dona da doceria Mary Cakes, em Curitiba.>
Ela começou produzir os doces há menos de duas semanas, após pedidos de clientes, e afirma que atualmente o morango do amor é responsável por 90% do faturamento do seu negócio. "Não conseguimos nem colocar esse produto em sites de delivery ainda. Eu coloquei um dia, durou cinco minutos e esgotou", conta.>
Segundo a doceira, a demanda está tão alta que a confeitaria vai ter que contratar ajuda extra e triplicar a produção atual de 200 morangos por dia para atender os clientes. "As pessoas estão numa fila de dois dias de espera e, mesmo assim, querem manter o pedido.">
Para quem não quer esperar a disponibilidade do doce nas confeitarias, produzir o próprio morango do amor em casa virou alternativa. Mas, junto às receitas que bombam nas redes, também se multiplicam os desastres culinários.>
Batizados de "morango do terror" ou "morango do ódio", essa versão, ao invés da esperada crocância da casca caramelizada, vem a textura "puxenta" que gruda nos dentes.>
Em algumas postagens tem até quem quebrou ou perdeu o dente tentando abocanhar o caramelo grosso demais ou no ponto errado. Também não faltam erros na cor do corante tradicionalmente vermelho, como o da maçã do amor, no ponto do brigadeiro e no acabamento, com bombons grudados uns nos outros ou na embalagem, o que compromete o resultado e faz com que eles ganhem um dos apelidos jocosos.>
A fama do morango do amor também abriu espaço para inúmeras variações. Surgiram o "morango do nordeste" (envolto com brigadeiro de doce de leite), o "maracujango" ou "morangujá" (com brigadeiro de maracujá). Além disso, há versões com pistache, abacaxi e praticamente qualquer sabor de brigadeiro imaginável.>
Frutas como uva, banana, mexerica e até o formato desconstruído das marmitas ou travessa entraram na onda. Basta caramelizar algo com a casquinha crocante vermelha e pronto: virou "do amor".>
O sucesso foi tanto que o morango do amor também chegou à confeitaria de alto padrão. O chef Diego Lozano, jurado do MasterChef Confeitaria, lançou a sobremesa "Isso não é uma banana do amor" na sua confeitaria, a Levena, em São Paulo.>
A criação é uma releitura da sobremesa mais famosa"Isso não é banana" com vistas à última moda culinária do país. Sai a musse de coco original e entra um sabor morango, finalizada com uma glaçagem vermelha brilhante que imita a casquinha viral.>
Nem os famosos ficaram de fora. Clara Moneke, Breno Ferreira, Samara Pink e Carlinhos Maia foram alguns dos nomes que gravaram vídeos provando a cobiçada guloseima. Teve também quem reclamou da modinha nas redes sociais, como a influenciadora Kéfera, que disse não aguentar mais o assunto.>
Com adorares e detratores, a dúvida que fica é se o morango do amor terá mais durabilidade que outras trends gastronômicas, como o frozen yogurt ou a paleta mexicana.>
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