Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 5 de agosto de 2022 às 11:59
Um dos estilos mais apreciados pelos cervejeiros de carteirinha é o IPA - India Pale Ale, que desde 2011 tem uma data em sua homenagem, o IPA Day, que cai sempre na primeira quinta-feira do mês de agosto. No Espírito Santo, o Dia da IPA será comemorado com um festival no sábado, 6 de agosto, em Venda Nova do Imigrante.
O IPA Day Festival é uma iniciativa das cervejarias Aurora e Piwo, de Venda Nova, e Azzurra, de Pedra Azul. O local escolhido para o evento é a sede da Aurora, na pousada Bela Aurora, e a programação terá início pela manhã, com palestras de dois experts do meio cervejeiro.
O primeiro painel, com o tema "A evolução das IPAS: da tradição ao hype", será conduzido pelo mestre-cervejeiro Edson Júnior, da cervejaria Mea Culpa, localizada em Cotia/SP. Em seguida, o sócio-proprietário da Hops Company, Thiago Galbeno, falará sobre lúpulos.
Os ingressos para o evento já estão no terceiro lote (R$ 150 + taxa de serviço do site Sympla) e incluem um copo modelo Stout personalizado e uma ficha de cada uma das três IPAs colaborativas criadas para o festival pelas equipes da Aurora, da Azzurra e da Piwo. São elas:
Na parte musical, o destaque é o rock retrô da banda Back to the Past, que se apresenta a partir das 16h.
India Pale Ale e seus subestilos
Na pronúncia em inglês: "ai-pi-êi". Para os tradicionais: India Pale Ale. O IPA, estilo da Escola Britânica conhecido por seu amargor devido à carga extra de lúpulos, é o queridinho da vez no mundo cervejeiro. Com influência da Escola Americana e dos seus vários lúpulos cítricos, refrescantes e frutados, essa tendência é reforçada pela presença de vários subestilos derivados do tradicional English India Pale Ale, como Belgian IPA, Rye IPA, New England IPA (NEIPA), Black IPA, Session IPA, Double IPA, Imperial IPA e muitos outros. Para celebrar o estilo, o IPA Day foi criado pelo escritor e entusiasta de cervejas Ashley Rousten, em 2011, e desde 2012 é comemorado também no Brasil.
IPA DAY FESTIVAL
Quando: 6 de agosto (sábado), a partir das 10h
Onde: Cervejaria Aurora, localizada na Pousada Bela Aurora, na zona rural de Venda Nova do Imigrante.
Ingressos: a partir de R$ 150 (3º lote), à venda pelo Sympla neste link.
Mais informações: @aurora_cervejaria, @azzurracervejaria e @piwocervejariarural (Instagram).
Com informações de Taynã Feitosa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta