Publicado em 30 de julho de 2025 às 19:30
A ervilha é uma leguminosa deliciosa e com características sem igual. Conhecida pela cor vibrante, ela é uma excelente fonte de nutrientes, mas costuma ser utilizada como coadjuvante no preparo de diversos pratos saudáveis. No entanto, também pode ser o ingrediente principal das receitas, principalmente se você quer economizar.
Abaixo, confira 6 receitas diferentes com ervilha para você experimentar!
Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Adicione a cebola e doure. Acrescente a ervilha e refogue por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por mais 2 minutos. Após, desligue o fogo, espere amornar e transfira para um liquidificador. Adicione a água e bata até obter uma consistência homogênea. Disponha o purê em um recipiente e sirva em seguida.
Dica: sirva decorado com ervilhas.
Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte o bacon e frite até sair toda a gordura. Acrescente a costelinha e frite por 8 minutos. Por último, coloque a ervilha, cubra com água e tampe a panela. Cozinhe por 30 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair completamente e sirva em seguida.
Bata a ervilha no processador ou liquidificador até formar um purê liso. Em uma tigela grande, misture o purê de ervilha, a batata, o azeite, o sal e os temperos. Misture bem até ficar homogêneo. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e o amido, mexendo até formar uma massa firme que não grude nas mãos. Divida a massa em porções, faça rolinhos e corte em pedaços pequenos de nhoque.
Em fogo médio, ferva água com um pouco de sal em uma panela grande. Quando estiver borbulhando, vá adicionando os nhoques aos poucos. Eles estarão prontos quando subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e adicione o nhoque e refogue até dourar. Sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque a ervilha, o cheiro-verde, o alho e o ovo e bata até obter uma pasta. Transfira a mistura para um recipiente, tempere com sal e pimenta-do-reino e, aos poucos, adicione a farinha de rosca. Misture até obter uma massa homogênea. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e reserve. Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Com o auxílio de uma escumadeira, aos poucos, disponha os bolinhos e frite até dourar. Transfira para um recipiente com papel-toalha e sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque a ervilha, a farinha de trigo, a levedura nutricional, o orégano e o sal e misture bem. Adicione o óleo, o molho de soja e a água e mexa até obter uma consistência homogênea. Por último, coloque o fermento biológico e misture para incorporar com os demais ingredientes. Cubra com um plástico-filme e deixe descansar por 20 minutos. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de um pão circular. Repita o processo com toda a massa e disponha sobre uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Sirva em seguida.
Massa
Recheio
Recheio
Em uma panela, aqueça um fio de azeite em fogo médio. Refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione a cenoura, a ervilha, o tomate e os temperos. Cozinhe por 5 minutos. Reserve.
Massa
No liquidificador, bata os ovos, o leite, o óleo e o sal até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e bata até ficar homogêneo. Por último, adicione o fermento e pulse apenas para misturar. Unte uma forma média com azeite e enfarinhe com farinha de trigo. Despeje metade da massa, espalhe o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 35–45 minutos, até dourar e firmar. Retire do forno, espere esfriar e desenforme. Sirva em seguida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta