Redes Sociais

Festival de Cinema de Vitória destaca produções capixabas e movimenta cena cultural

De 19 a 24 de julho, programação gratuita transforma Vitória em vitrine para 106 obras audiovisuais, incluindo filmes e animações capixabas, e destaca a força do setor no ES

Publicado em 17 de julho de 2025 às 14:03

31º Festival de Cinema de Vitória
31º Festival de Cinema de Vitória Crédito: Sergio Cardoso

Vitória será a capital do cinema brasileiro entre os dias 19 e 24 de julho, com a realização do 32º Festival de Cinema de Vitória (FCV). O evento, gratuito e aberto ao público, ocupará os espaços do Sesc Glória, no Centro da cidade, com uma seleção diversa de obras audiovisuais nacionais. A Rede Gazeta apoia esse evento desde sua primeira edição, em 1994.

Ao todo, 39 produções do Espírito Santo integram a programação deste ano, entre filmes e episódios de séries de animação. “São obras de uma nova safra do audiovisual capixaba, que segue a todo vapor nas produções. Praticamente um terço das exibições do 32º FCV são de produções do Espírito Santo, o que fortalece a cena local e estimula futuros realizadores”, destaca a diretora do festival, Lucia Caus.

Os atores Lázaro Ramos (homenageado em 2024) e Taís Araújo
Os atores Lázaro Ramos (homenageado em 2024) e Taís Araújo Crédito: Gustavo Louzada

Nesta edição, o festival recebeu 1.374 inscrições de todas as regiões do país, sendo 1.197 curtas-metragens e 177 longas. Entre os gêneros, foram inscritos filmes de ficção, documentários, experimentais, animações e videoclipes.

Na programação competitiva, o público poderá conferir 90 filmes selecionados - 85 curtas e 5 longas - produzidos entre 2024 e 2025. As produções concorrem ao tradicional Troféu Vitória, com avaliação do Júri Técnico, formado por especialistas do setor, e também do Júri Popular, composto pelos espectadores que votam ao final de cada sessão.

Além das mostras competitivas, o festival contará com sessões especiais fora de competição, como quatro longas e um média-metragem capixabas, além da Sessão Especial de Encerramento. A programação inclui ainda seis episódios da série de animação Irmão do Jorel, totalizando 106 obras audiovisuais ao longo dos seis dias de festival.

31º Festival de Cinema de Vitória
31º Festival de Cinema de Vitória Crédito: Sergio Cardoso

“O festival é uma das principais janelas de exibição do audiovisual brasileiro, com produções que apresentam um recorte de todas as regiões do país. Isso reforça a importância de eventos como o de Vitória para a manutenção da indústria e a formação de plateia”, afirma Lucia Caus.

A 32ª edição também presta homenagem a dois grandes nomes da cultura nacional: Ney Matogrosso e Verônica Gomes, artistas múltiplos que são referência para diversas gerações. A programação completa e mais detalhes estão disponíveis no site oficial (clique aqui). 

*Por Wanessa Eustachio

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação