Redes Sociais

Vitória recebe peça inédita com atriz cega no papel principal

“F.I.M” é inspirado em “Fim de Partida”, de Samuel Beckett, e traz uma abordagem inédita com inclusão e representatividade no palco

Publicado em 21 de maio de 2025 às 13:30

Espetáculo “F.I.M” é inspirado em “Fim de Partida”, de Samuel Beckett
Espetáculo “F.I.M” é inspirado em “Fim de Partida”, de Samuel Beckett Crédito: Verônica Gomes / Divulgação

O clássico “Fim de Partida”, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, ganha releitura inédita e inclusiva com o espetáculo “F.I.M”, da Cia Teatro Urgente, em cartaz nos dias 24 e 25 de maio na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A peça é encenada em formato de teatro performativo e inclusivo, com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos.

Pela primeira vez o personagem cego de “Fim de Partida” é interpretado por uma atriz com deficiência visual. Até então, o papel — central na obra de Beckett — havia sido sempre assumido por artistas videntes. A atriz dá vida a uma anciã cega e imobilizada, isolada em um mundo distópico tomado por uma pandemia, em contato apenas com sua criada.

A encenação propõe novas camadas de significado, promovendo uma experiência artística profunda sobre limites, dependência, finitude e resistência, ao mesmo tempo em que rompe barreiras de representatividade no palco.

Vitória recebe peça inédita com atriz cega no papel principal
Vitória recebe peça inédita com atriz cega no papel principal Crédito: Verônica Gomes / Divulgação

“Fim de Partida” e sua herança no teatro contemporâneo

Fiel à proposta de acessibilidade, todas as sessões contam com intérprete de Libras e descrição de cena para deficientes visuais antes do início da apresentação. O acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida é feito pelo andar térreo, pela entrada ao lado da Galeria Homero Massena.

A montagem foi contemplada pelo Edital nº 03/2023 – Meu Primeiro Edital, do Funcultura, vinculado à Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), e amplia o alcance da arte cênica para além das fronteiras convencionais, com protagonismo e representatividade reais.

Serviço

  • Espetáculo: F.I.M – inspirado em “Fim de Partida”, de Samuel Beckett
  • Datas: Sábado (24), às 19h30 / Domingo (25), às 18h30
  • Local: Casa da Música Sônia Cabral – Centro de Vitória
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação indicativa: 12 anos

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação