Reporter / [email protected]
Publicado em 2 de fevereiro de 2025 às 11:00
A escola de samba Novo Império possui o reinado mais longo quando o assunto é rainha de bateria. Ray Rosa, moradora de Caratoíra, se tornou a rainha de bateria mais longeva do Carnaval de Vitória, com 10 anos de atuação. Sua paixão pelo samba começou cedo, aos 13 anos, junto com duas grandes paixões. Além do samba, o marido, que na época era namorado. Felipe Moraes, então ritmista da Novo Império, foi o responsável por despertar esse amor. Por causa do relacionamento, Ray começou a acompanhar os ensaios da agremiação.
>
A partir desse momento, ela se envolveu cada vez mais com o samba. Quando o padrinho de Felipe, Garcia, pediu sua ajuda para confeccionar as fantasias da ala que comandava, Ray prontamente aceitou e desfilou pela primeira vez em 2004. Mas outro convite não foi aceito tão facilmente: ser passista.
>
Após migrar para a ala das passistas, a musa começou a ganhar popularidade na comunidade. Foi então que a diretora de comunicação da época, Suzana Bremenkamp, lançou a hashtag #RayRainha, que virou febre! A campanha foi um sucesso, e a comunidade abraçou a ideia, engajando e utilizando o bordão sempre que possível. >
Inicialmente, a Novo Império cogitou organizar um concurso, mas o envolvimento do público foi tão grande que ficou evidente: o povo já tinha escolhido sua rainha. Para oficializar o momento, uma festa surpresa foi organizada e Ray foi coroada rainha de bateria em 2015.
>
>
Ao longo desses anos à frente da bateria, nem tudo saiu exatamente como planejado. Ray conta que, em seu segundo ano como rainha, em 2017, ela se atrasou e a escola teve que entrar sem ela no desfile no Sambão do Povo. O que ninguém esperava era que ela apareceria no meio do desfile.
>
Ray Rosa, rainha de bateria da Novo Império
Além de rainha, Ray é secretária e possui uma loja de roupas virtual. Já seu marido, Felipe Moraes, é portuário e diretor da bateria. O casal tem um filho de 14 anos e, juntos, seguem firmes na escola.
>
A musa também mantém uma rotina intensa de treinos. Ela pratica crossfit seis vezes por semana e, próximo ao carnaval, intensifica a preparação adicionando musculação à sua rotina. >
Sobre a fantasia deste ano, Ray preferiu manter segredo, mas garantiu que sua maior expectativa é ser campeã!>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta