Navios de guerra da Marinha abertos para visitação neste domingo

As Fragatas Liberal (F43) e União (F-45) estarão abertas à visitação pública no próximo dia 17. A distribuição de ingressos gratuitos serão liberados a partir desta quinta-feira (14), às 15 horas

Navios da Marinha estarão em Vitória

As Fragatas Liberal (F43) e União (F-45) estarão abertas à visitação em Vitória. Crédito:  Marinha do Brasil

A Vports recebe, no dia 17 de março, dois navios de guerra da Marinha do Brasil (MB), que estarão atracados e serão abertos para visitação no cais comercial, no Centro de Vitória. As Fragatas Liberal (F-43) e União (F-45) estarão abertas à visitação pública limitada. Os ingressos, distribuídos gratuitamente e de forma virtual, serão liberados a partir desta quinta-feira (14), às 15 horas.

As vagas estão limitadas a 2.500 convites por navio e cada pessoa pode reservar até três ingressos. O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, e também do cumprimento dos requisitos de segurança como o uso de calçado fechado e sem salto.

A Fragata União (F-45) é um dos Navios-Escolta da MB que podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas. Trata-se do sexto navio a ostentar esse nome na MB. Teve sua quilha batida em cerimônia conjunta com a da Fragata Independência em 11 de junho de 1972. Foi lançada e batizada em 14 de março de 1975. Entre 2 de junho e 30 de julho realizou as Provas de Mar. Foi incorporada à Marinha em 12 de setembro de 1980.

A Fragata Liberal (F-43) foi construída nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, tendo sido incorporada à MB no dia 18 de novembro de 1978. Sua missão básica é conduzir ações da guerra naval, a fim de contribuir para o controle de áreas marítimas, a negação do uso do mar ao inimigo, a projeção de poder sobre terra e a dissuasão.

Ao longo de mais de 40 anos no Serviço Ativo, a Fragata “Liberal” realizou inúmeras comissões com navios da MB e marinhas amigas, além de ter operado em conjunto com as demais forças singulares, e forças internacionais, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal, com destaque para a participação recente nas operações: “Líbano- XIV”, sob a égide da Organização das Nações Unidas, em que foi o navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL); bem como na Unitas Lant LX/Amphibious 2019.

SERVIÇO

  • Local: Porto de Vitória (ES)

  • Entrada: Portão em frente ao Palácio Anchieta

  • Visitação Pública: 17 de março de 2024.

  • Horário: de 14 horas às 17 horas

  • Inscrição: Sympla

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível