Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • HZ
  • Cultura
  • Música eletrônica e inclusão: ES terá evento com participação de DJ surdo
Música

Música eletrônica e inclusão: ES terá evento com participação de DJ surdo

BeatLAB aposta em acessibilidade com intérprete de Libras e oficina voltada a pessoas surdas e ouvintes com deficiência auditiva
Aline Almeida

Publicado em 13 de Outubro de 2025 às 14:01

DJ Paolla B
DJ Paolla B Crédito: Marcela Bicalho
O beatLAB desembarca em Vitória no dia 18 de outubro, trazendo pela primeira vez à cidade um seminário gratuito dedicado à música eletrônica underground, com uma proposta inovadora: unir formação, diversidade e inclusão. A programação acontece na FAFI – Escola Técnica Municipal de Música, Dança e Teatro, no Centro da capital, e reúne nomes de destaque da cena nacional e capixaba.
Entre os destaques da programação está a oficina “Entre Vibrações – Além da Discotecagem Sonora”, ministrada pelo DJ surdo Aloss (SC) e pela intérprete de Libras Maria Helena Nunes Almeida (SC). A atividade é acessível em Libras e voltada preferencialmente a pessoas surdas e ouvintes com deficiência auditiva, propondo uma vivência ampliada da música por meio do som, da vibração e da discotecagem.
Pioneiro na cena eletrônica inclusiva, DJ Aloss, nome artístico de Afonso da Luz Loss, é referência nacional na criação de experiências sensoriais que unem pessoas surdas e ouvintes. Com uma trajetória marcada por apresentações em clubes e festivais pelo Brasil, ele explora a relação entre música, corpo e vibração, transformando a pista de dança em um espaço de encontro e pertencimento.
DJ Aloss e Carol Mattos
DJ Aloss e Carol Mattos Crédito: Fernanda Santos Photo / Joao Viegas
“Meu trabalho é sobre sentir a música de outro jeito. A vibração é o meu som”, define o artista, que também desenvolve projetos voltados à criação de espaços acessíveis em baladas e festivais, promovendo a inclusão da comunidade surda na cena eletrônica.
Sua parceira na oficina, Maria Helena Nunes Almeida, é tradutora e intérprete de Libras, graduada em Letras Libras pela UFSC e mestre em Educação pelo IF Catarinense. Atuando como produtora cultural e consultora de acessibilidade, ela se dedica a projetos que aproximam a arte das pessoas com deficiência auditiva.

Formação e diversidade

Além da oficina inclusiva, o beatLAB oferece a atividade “Primeiros Toques – Introdução à Discotecagem Criativa”, com DJ Encanto (DF) e Paolla B (ES), voltada a quem deseja iniciar na arte da mixagem digital. As oficinas acontecem simultaneamente, das 14h às 18h, e oferecem 10 vagas gratuitas cada, com certificado de participação.
Artista Encanto
Artista Encanto Crédito: Victor Diniz (shake it)
Seguindo sua política de inclusão, o projeto destina vagas prioritárias a pessoas pretas, LGBTQIAPN+, periféricas e comunidades em situação de vulnerabilidade social, reforçando o compromisso com a representatividade e o acesso democrático à cultura.
A programação conta ainda com uma masterclass da artista Jup do Bairro e do DJ e Produtor Musical FUSO!, marcada por reflexões sobre vivências, trajetórias e processos criativos, e a roda de conversa “Corpo, Frequência e Inclusão na Música Eletrônica”, com Carol Mattos, Supololo e Negana, sob mediação do comunicador e ativista Beethoven Brasileiro.
A roda encerra o seminário com um debate sobre diversidade, acessibilidade e novas possibilidades de presença na pista de dança, reconhecendo o corpo como meio de expressão e escuta.

Não perca

  • BeatLAB – Seminário de Música Eletrônica Underground
  • Data: 18 de outubro
  • Local: FAFI – Escola Técnica Municipal de Música, Dança e Teatro (Centro de Vitória)
  • Oficinas: 14h às 18h
  • Inscrições para oficinas: pelo site Mapa Cultural, na aba “Oportunidades”
  • Masterclass e roda de conversa: entrada livre, sujeita à lotação

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Trânsito, acidente, atropelamento, motorista, motociclista, ciclista, pedestre,
Dados do ES sobre mortes no trânsito devem ser ferramenta para salvar vidas
Johnathan Alves, André Pimenta, João Vieira, Djllali Chorfa, Rodrigo Barbosa
Rodrigo Barbosa anuncia restaurante de luxo em seu resort de Vila Velha
A ilusão das grades: por que reduzir maioridade penal não traz mais segurança

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados