Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • HZ
  • Cultura
  • Exposição sobre línguas africanas ganha catálogo gratuito no ES; veja como adquirir
Em Vitória

Exposição sobre línguas africanas ganha catálogo gratuito no ES; veja como adquirir

Obras abordam legado da cultura africana na formação do Brasil, influenciando tradições e a própria língua portuguesa
Lívia Guerson

Publicado em 15 de Novembro de 2025 às 08:41

Exposição sobre línguas africanas é eternizada como catálogo gratuito no ES
O português brasileiro guarda profundas conexões com línguas da África Crédito: Claraboia
Desde setembro, a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil” está aberta aos visitantes no Palácio Anchieta, em Vitória. Porém, a partir da próxima terça-feira (18), você poderá levar a mostra para sua casa!
Isso porque será lançado o catálogo da exposição, que poderá ser retirado gratuitamente pelo público durante o evento de lançamento, que acontece às 19h, também no Palácio Anchieta. Estarão presentes o curador Tiganá Santana e os artistas capixabas responsáveis pelas obras, Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz.
Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, o catálogo “permite que o público leve consigo parte dessa experiência e continue o contato com as ideias apresentadas na mostra”.
Exposição sobre línguas africanas é eternizada como catálogo gratuito no ES
Exposição também explora expressões não-verbais das culturas africanas Crédito: Claraboia
As obras expostas destacam as influências africanas no vocabulário e na pronúncia do português brasileiro, assim como as heranças da África em outras manifestações culturais, como na música, nas festas populares e nos rituais religiosos tradicionais no Brasil.
Com instalações interativas, esculturas, filmes, registros históricos e obras contemporâneas, a mostra continua em cartaz até o dia 14 de dezembro, aberta para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Informações

Lançamento do catálogo da exposição ‘Línguas africanas que fazem o Brasil’
  • Data: 18 de novembro
  • Horários: 19h
  • Local: Palácio Anchieta, Vitória

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Mulher com coceira
Coceira na menopausa: entenda as causas e veja como aliviar o desconforto
Imagem de destaque
Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 29/04/2026
Imagem de destaque
Por que a saída dos Emirados Árabes Unidos da Opep é importante

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados