Do Cristo Redentor a bairros antigos: filme exalta belezas e história de Colatina

Curta-metragem vai mostrar detalhes do município da região Noroeste do ES de um ângulo diferente, com imagens aéreas

Detalhes dos distritos, histórias dos monumentos e até informações sobre a hidrografia de uma das maiores cidades do Espírito Santo. Tudo isso será encontrado durante a exibição do curta-metragem “Colatina Por Cima”, que tem sua estreia marcada para o próximo domingo (10), às 18h, na Área Verde da cidade, no bairro IBC.

Idealizado pelo casal Érica Pertel e Renato Sabaini, o projeto quer mostrar a “Princesa do Norte” ao mundo e dar detalhes do município aos próprios moradores por um ângulo diferente, contando com imagens aéreas.

“Mostramos no formato de curta-metragem a história de locais e monumentos que ainda nos servem até hoje, como a ponte Florentino Avidos, o famoso Cristo Redentor, entre outros. Além disso, tocamos em assuntos como agricultura, relevo, hidrografia, escolas, hospitais, além de bairros antigos e importantes para história de Colatina”, explica Renato.

Para garantir a precisão e autenticidade das informações mostradas no filme, o casal se cercou de profissionais da educação, que colaboraram com a pesquisa e com o roteiro da produção.

“A mensagem principal [que queremos passar] é mostrar Colatina para os colatinenses: nossa história, como chegamos até aqui, nossas belezas e também nossos desafios. Ao término do filme, temos a certeza que muitos estarão surpresos com a linda e pujante cidade em que moramos”, projeta o casal.

Érica Pertel e Renato Sabaini, idealizadores do projeto

Érica Pertel e Renato Sabaini, idealizadores do projeto "Colatina Por Cima". Crédito: Noitibus

Para chegar ao resultado satisfatório, Érica e Renato também enfrentaram desafios. “[Exibimos] muitos aspectos da cidade, muitos monumentos, muita história. Muita coisa teve que ficar de fora, por razão do tempo do vídeo (formato curta-metragem). Não tínhamos condições de mostrar todos os bairros, por exemplo, como era a ideia inicial. Construções importantes como nosso estádio, ou nosso aeroporto regional, ficaram de fora na edição final”, explica Renato.

Apesar dos desafios com a escolha das imagens e do conteúdo mostrado, o casal afirma que todo o esforço valeu a pena.

“Nossa cidade está linda no vídeo, uma verdadeira princesa... somos apaixonados por ela. A perspectiva aérea — o filme é todo 'por cima' — dá uma sensação de grandeza e deslumbramento. Colatina merecia ter esse registro”, exclama Érica.

Colaboração com a história do Estado

Para o casal, a ideia da produção do curta-metragem pode colaborar com a preservação e exaltação da história de Colatina e do Espírito Santo.

“Temos um registro visual valioso, com uma preservação histórica acessível e atrativa. Além de um trabalho educacional e de conscientização, já que o filme permite que os espectadores conheçam mais sobre o local onde vivem”, exemplificam.

Para Érica e Renato, “Colatina Por Cima” também traz atrativos ao setor turístico da cidade. “Ao destacar pontos de interesse e beleza, o filme pode atrair turistas e promover o setor, gerando impacto econômico positivo na região. O sucesso do filme pode inspirar outros projetos culturais e artísticos que explorem e preservem a história e a cultura de Colatina e do Espírito Santo de maneiras inovadoras e criativas”, finaliza Renato.

Estreia de “Colatina Por Cima”

  • Data: domingo (10)
  • Local: Área Verde de Colatina, IBC
  • Horário: sessões a partir de 18h
  • Entrada franca

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Capixaba Colatina Espírito Santo ES Norte Filmes HZ
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível