Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • HZ
  • Cultura
  • Do Cristo Redentor a bairros antigos: filme exalta belezas e história de Colatina
Veja o trailer

Do Cristo Redentor a bairros antigos: filme exalta belezas e história de Colatina

Curta-metragem vai mostrar detalhes do município da região Noroeste do ES de um ângulo diferente, com imagens aéreas
João Barbosa

Publicado em 07 de Março de 2024 às 10:12

Detalhes dos distritos, histórias dos monumentos e até informações sobre a hidrografia de uma das maiores cidades do Espírito Santo. Tudo isso será encontrado durante a exibição do curta-metragem “Colatina Por Cima”, que tem sua estreia marcada para o próximo domingo (10), às 18h, na Área Verde da cidade, no bairro IBC.
Idealizado pelo casal Érica Pertel e Renato Sabaini, o projeto quer mostrar a “Princesa do Norte” ao mundo e dar detalhes do município aos próprios moradores por um ângulo diferente, contando com imagens aéreas.
“Mostramos no formato de curta-metragem a história de locais e monumentos que ainda nos servem até hoje, como a ponte Florentino Avidos, o famoso Cristo Redentor, entre outros. Além disso, tocamos em assuntos como agricultura, relevo, hidrografia, escolas, hospitais, além de bairros antigos e importantes para história de Colatina”, explica Renato.
Para garantir a precisão e autenticidade das informações mostradas no filme, o casal se cercou de profissionais da educação, que colaboraram com a pesquisa e com o roteiro da produção.
“A mensagem principal [que queremos passar] é mostrar Colatina para os colatinenses: nossa história, como chegamos até aqui, nossas belezas e também nossos desafios. Ao término do filme, temos a certeza que muitos estarão surpresos com a linda e pujante cidade em que moramos”, projeta o casal.
Érica Pertel e Renato Sabaini, idealizadores do projeto
Érica Pertel e Renato Sabaini, idealizadores do projeto "Colatina Por Cima" Crédito: Noitibus
Para chegar ao resultado satisfatório, Érica e Renato também enfrentaram desafios. “[Exibimos] muitos aspectos da cidade, muitos monumentos, muita história. Muita coisa teve que ficar de fora, por razão do tempo do vídeo (formato curta-metragem). Não tínhamos condições de mostrar todos os bairros, por exemplo, como era a ideia inicial. Construções importantes como nosso estádio, ou nosso aeroporto regional, ficaram de fora na edição final”, explica Renato.
Apesar dos desafios com a escolha das imagens e do conteúdo mostrado, o casal afirma que todo o esforço valeu a pena.
“Nossa cidade está linda no vídeo, uma verdadeira princesa... somos apaixonados por ela. A perspectiva aérea — o filme é todo 'por cima' — dá uma sensação de grandeza e deslumbramento. Colatina merecia ter esse registro”, exclama Érica.

Colaboração com a história do Estado

Para o casal, a ideia da produção do curta-metragem pode colaborar com a preservação e exaltação da história de Colatina e do Espírito Santo.
“Temos um registro visual valioso, com uma preservação histórica acessível e atrativa. Além de um trabalho educacional e de conscientização, já que o filme permite que os espectadores conheçam mais sobre o local onde vivem”, exemplificam.
Para Érica e Renato, “Colatina Por Cima” também traz atrativos ao setor turístico da cidade. “Ao destacar pontos de interesse e beleza, o filme pode atrair turistas e promover o setor, gerando impacto econômico positivo na região. O sucesso do filme pode inspirar outros projetos culturais e artísticos que explorem e preservem a história e a cultura de Colatina e do Espírito Santo de maneiras inovadoras e criativas”, finaliza Renato.

Estreia de “Colatina Por Cima”

  • Data: domingo (10)
  • Local: Área Verde de Colatina, IBC
  • Horário: sessões a partir de 18h
  • Entrada franca

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Trio é flagrado andando em bike elétrica por ruas de Aracruz
Três adolescentes são flagrados na mesma bike elétrica em Aracruz
Poícia procura quarto suspeito de participar do roubo de uma carga avaliada em cerca de R$ 390 mil em uma empresa de logística em Viana
Polícia pede ajuda para identificar quarto suspeito de roubo em empresa no ES
O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump
Integrantes do Ministério da Justiça e da PF veem caráter político-eleitoral em crítica de Trump sobre PCC e CV

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados