Redes Sociais

Capixaba Goods: artista cria livro de colorir com pontos turísticos do ES

Inspirado no sucesso da série Bobbie Goods, livro une fotografia, memória e criatividade em uma jornada visual por cidades e belezas capixabas

Publicado em 4 de julho de 2025 às 18:01

Livro de colorir Capixaba Goods
Livro de colorir Capixaba Goods Crédito: Rodrigo Coutinho

A febre dos livros de colorir Bobbie Goods, que dominam o topo da lista dos mais vendidos no Brasil, inspirou o capixaba Rodrigo Coutinho a lançar o Capixaba Goods, um livro que une arte, afeto e valorização do Espírito Santo.

A proposta segue a tendência dos livros de colorir e com cenas simples, mas com um toque local: os desenhos são feitos a partir de fotografias tiradas pelo próprio autor em diversas cidades capixabas.

A ideia surgiu de maneira despretensiosa, durante um momento em família. “Eu estava acompanhando minhas enteadas pintando, uma tem 15 e a outra 24 anos. Elas estavam tão entretidas, que até deixaram o celular de lado. Peguei um desenho e comecei a pintar com elas também. Acabei desenhando algo do Espírito Santo e pintando, e aí veio a ideia: por que não fazer um livro com essa temática?”, conta Rodrigo.

Rodrigo Coutinho criou um livro de colorir baseado em suas fotografias
Rodrigo Coutinho criou um livro de colorir baseado em suas fotografias Crédito: Rodrigo Coutinho

O Capixaba Goods reúne 38 desenhos baseados em registros fotográficos reais, clicados por Rodrigo em passeios por cidades como Alfredo Chaves, Guarapari, Itaguaçu, Itaúnas e até o Pico da Bandeira. As imagens ganharam uma nova vida com o uso de ferramentas de inteligência artificial, que auxiliaram na conversão das fotos em traços prontos para colorir.

Diferente do livro de referência, o Capixaba Goods também tem alguns textos ao lado de cada ilustração.

Tem lugares que trago informações históricas, como o Convento da Penha, por exemplo, com o horário de funcionamento. Em outros, falo sobre uma baleia que vi durante uma observação. Também compartilho experiências minhas, como se fosse um diário visual e afetivo do Espírito Santo

Rodrigo, que é servidor público do Ministério Público Federal, conta que a fotografia sempre foi uma das suas formas de expressão. “Uso a fotografia como uma maneira de me comunicar com as pessoas e com o mundo. Registrar paisagens é um prazer, um hobby que agora se transformou em algo que posso compartilhar".

O projeto, que começou com uma tiragem pequena apenas para presentear amigos e familiares, rapidamente ganhou adesão nas redes sociais. “Eu tinha pedido 16 livros. Um para cada enteada, um para meu sobrinho e algumas pessoas próximas para presentear. Mas quando postei no Instagram, muita gente começou a pedir. Tive que ampliar a produção”.

Livro
Livro "Capixaba Goods Crédito: Rodrigo Coutinho

O fenômeno Bobbie Goods, que inspirou a criação capixaba, é uma série de livros de colorir publicados no Brasil pela HarperCollins, composta por cenas do cotidiano, cenas de animais como gatos e cachorros, sempre sem diálogos. A proposta viralizou entre adolescentes e adultos. Segundo o ranking da PublishNews em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), os quatro livros da série lideraram o ranking de vendas em junho.

Agora, o Capixaba Goods surge como uma versão local e afetiva dessa tendência global, valorizando as belezas naturais e culturais do Espírito Santo por meio da arte.

“Esse livro reúne três coisas que eu gosto muito: o amor pelo Estado, pela fotografia e pela arte. É uma forma de exaltar a nossa terra e permitir que cada pessoa também coloque sua arte ali, com suas cores, do seu jeito”, resume Rodrigo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação