Repórter / [email protected]
Publicado em 4 de julho de 2025 às 18:01
A febre dos livros de colorir Bobbie Goods, que dominam o topo da lista dos mais vendidos no Brasil, inspirou o capixaba Rodrigo Coutinho a lançar o Capixaba Goods, um livro que une arte, afeto e valorização do Espírito Santo. >
A proposta segue a tendência dos livros de colorir e com cenas simples, mas com um toque local: os desenhos são feitos a partir de fotografias tiradas pelo próprio autor em diversas cidades capixabas. >
A ideia surgiu de maneira despretensiosa, durante um momento em família. “Eu estava acompanhando minhas enteadas pintando, uma tem 15 e a outra 24 anos. Elas estavam tão entretidas, que até deixaram o celular de lado. Peguei um desenho e comecei a pintar com elas também. Acabei desenhando algo do Espírito Santo e pintando, e aí veio a ideia: por que não fazer um livro com essa temática?”, conta Rodrigo.>
O Capixaba Goods reúne 38 desenhos baseados em registros fotográficos reais, clicados por Rodrigo em passeios por cidades como Alfredo Chaves, Guarapari, Itaguaçu, Itaúnas e até o Pico da Bandeira. As imagens ganharam uma nova vida com o uso de ferramentas de inteligência artificial, que auxiliaram na conversão das fotos em traços prontos para colorir. >
>
Diferente do livro de referência, o Capixaba Goods também tem alguns textos ao lado de cada ilustração.>
Rodrigo, que é servidor público do Ministério Público Federal, conta que a fotografia sempre foi uma das suas formas de expressão. “Uso a fotografia como uma maneira de me comunicar com as pessoas e com o mundo. Registrar paisagens é um prazer, um hobby que agora se transformou em algo que posso compartilhar".>
O projeto, que começou com uma tiragem pequena apenas para presentear amigos e familiares, rapidamente ganhou adesão nas redes sociais. “Eu tinha pedido 16 livros. Um para cada enteada, um para meu sobrinho e algumas pessoas próximas para presentear. Mas quando postei no Instagram, muita gente começou a pedir. Tive que ampliar a produção”.>
O fenômeno Bobbie Goods, que inspirou a criação capixaba, é uma série de livros de colorir publicados no Brasil pela HarperCollins, composta por cenas do cotidiano, cenas de animais como gatos e cachorros, sempre sem diálogos. A proposta viralizou entre adolescentes e adultos. Segundo o ranking da PublishNews em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), os quatro livros da série lideraram o ranking de vendas em junho.>
Agora, o Capixaba Goods surge como uma versão local e afetiva dessa tendência global, valorizando as belezas naturais e culturais do Espírito Santo por meio da arte.>
“Esse livro reúne três coisas que eu gosto muito: o amor pelo Estado, pela fotografia e pela arte. É uma forma de exaltar a nossa terra e permitir que cada pessoa também coloque sua arte ali, com suas cores, do seu jeito”, resume Rodrigo.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta