Nos dias 30 e 31 de janeiro, o Festival Batidas do Mundo estreia no Cais das Artes, em Vitória, reunindo alguns dos nomes mais importantes da percussão brasileira. E o melhor: com entrada gratuita. A proposta é transformar o espaço em um ponto de encontro entre ritmos, culturas e gerações, com ritmo capixaba e batidas que vêm de várias partes do país.
A inauguração do Cais das Artes segue sem nova data definida, enquanto a segunda etapa, que inclui o teatro, continua prevista para o segundo semestre de 2026. Mesmo assim, o Batidas do Mundo antecipa o que se espera do Cais: um espaço vivo, ocupado pela arte, pela música e pelo encontro do público com a cultura.
Entre as atrações confirmadas estão Marcos Suzano, referência mundial quando o assunto é inovação na percussão, o grupo Barbatuques, conhecido por transformar o próprio corpo em instrumento musical, e a força ancestral de Negadeza. O festival também abre espaço para talentos do Espírito Santo, valorizando quem faz a música pulsar de perto.
A curadoria é assinada por Marcos Suzano, que também dirige artisticamente o PercPan, um dos maiores festivais de percussão do Brasil. A ideia é criar um diálogo entre tradição e contemporaneidade, colocando no mesmo palco linguagens que vão do coco de roda à música de concerto, passando por experimentações sonoras e ritmos afro-brasileiros.
Antes mesmo dos shows tomarem conta do Cais das Artes, o festival já começa a ecoar pelo Estado com um ciclo de oficinas gratuitas, a partir do dia 14 de janeiro, em Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Vitória.
Pandeiro, construção de instrumentos e orquestra de ritmos fazem parte da programação formativa, ampliando o alcance do projeto e convidando o público a colocar literalmente a mão no ritmo.
Homenagem a Naná Vasconcelos
A primeira noite do festival abre com uma homenagem a Naná Vasconcelos, um dos maiores nomes da percussão mundial, seguida por apresentações que transitam entre experiências sensoriais e manifestações populares.
Já no sábado, o palco recebe concertos, percussão corporal e encerra com o balanço do Bloco Balança Penha, levando o tempero capixaba e a energia do congo para fechar a programação em clima de celebração.
As inscrições para as oficinas percussivas estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, por meio do link disponibilizado na conta do festival no Instagram: @batidasdomundo. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo site oficial do evento.
Cais das Artes
O festival acontece em um momento especial, e simbólico, para o Cais das Artes, o maior complexo cultural do Espírito Santo. A inauguração da primeira fase do espaço, que corresponde ao museu, chegou a ser anunciada para janeiro, mas foi adiada mais uma vez por conflito de agenda do governo do Estado.
Programe-se
- FESTIVAL BATIDAS DO MUNDO – OFICINAS FORMATIVAS:
- Oficina de Pandeiro
- Oficineiro: Edu Szajnbrum
- Data: 15 de janeiro
- Horário: das 14h às 17h
- Local: Auditório Associação Rochativa - Rua 25 de Março, 05, Edifício Jorge Miguel, Cachoeiro de Itapemirim
- Vagas: 30
- Oficina de Instrumentarte
- Data: 20, 21 e 22 de janeiro
- Oficineiros: Mestre Léo, da Banda de Congo de Carapebus, e o Mestre luthier Wander Sagrilo
- Horário: das 19h às 21h
- Local: Centro Cultural Eliziário Rangel - Rua Humberto de Campos, 1.201, São Diogo I, Serra
- Vagas: 20
- Oficina Orquestra de Ritmos
- Oficineiro: Gabriel Policarpo
- Data: 27, 28 e 29 de janeiro
- Horário: das 18h às 21h
- Local: Associação Cultural Chegou o que Faltava - Rua Prof. Expedito Ramos Bogéa, 36, Maria Ortiz, Vitória
- Vagas: 80