> >
Band demite comentarista acusado de racismo durante programa esportivo

Band demite comentarista acusado de racismo durante programa esportivo

O influenciador Farid Germano Filho imitou sons de macaco no chão, com referência ao goleiro Kidiaba, do Mazembe, que eliminou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes de 2010

Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 17:00

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Farid Germano Filho é jornalista e influenciador digital
Farid Germano Filho é jornalista e influenciador digital . (Band/Reprodução)

A Band demitiu na tarde desta sexta-feira (15) o influenciador Farid Germano Filho, que participava do programa Os Donos da Bola RS. Farid foi acusado de cometer um caso de racismo durante a edição da última quinta (14) do programa.

Farid fez a imitação de sons de macaco no chão, com referência ao goleiro Kidiaba, do Mazembe, clube da República Democrática do Congo que eliminou o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes de 2010. Farid é torcedor declarado do Grêmio.

O fato irritou grupos negros do Rio Grande do Sul, torcedores do Inter e a direção da emissora, que viram uma atitude racista no acontecimento. Farid foi afastado imediatamente do programa e os trâmites para o seu desligamento iniciados.

A Band também optou por excluir de suas redes sociais e de seu canal no YouTube a edição do programa com o gesto apontado como racista. Na edição desta sexta (15), o apresentador de Os Donos da Bola RS, Filipe Gamba, pediu desculpas pelo acontecido.

"Eu quero passar pra vocês a minha verdade, a minha interpretação daquilo que aconteceu ontem aqui. Eu e meus colegas sempre pautamos nossas carreiras combatendo todo tipo de discriminação. E o que aconteceu aqui ontem foi uma discriminação: o Farid, imitando o Kidiaba, emitindo sons de macaco. Uma mensagem racista, transmitida por este programa", disse Filipe.

A versão gaúcha de Os Donos da Bola tem boa audiência, com números na casa dos 3 pontos de Ibope na Grande Porto Alegre. A atração vence constantemente Record e SBT no horário.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais