> >
Estado de calamidade pública é decretado para Iúna e Conceição do Castelo

Estado de calamidade pública é decretado para Iúna e Conceição do Castelo

Anúncio foi feito por uma live do Facebook pelo governador do Estado, Renato Casagrande; além destas, mais 16 cidades foram classificadas em estado de emergência

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 19:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuva em Iúna . (Samuel Liberato)

Em uma live no Facebook, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta segunda-feira (27) que, por conta das fortes chuvas que atingem o território capixaba nas últimas semanas, vai decretar no Diário Oficial desta terça-feira (28) estado de calamidade pública para os municípios de Iúna e Conceição do Castelo. Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta também foram decretadas como calamidade pública.

Além das duas cidades, também será decretado estado de emergência em Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, São José do Calçado, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Na live, o governador afirmou que moradores de todos os municípios que vão declarar estado de emergência terão direito aos programas que foram oferecidos para as vítimas das chuvas nas cidades que decretaram calamidade pública — como o cartão reconstrução, com a liberação de até R$ 3 mil, financiamento e FGTS; e a isenção de ICMS para empresários e comerciantes que perderam equipamentos.

O QUE É CALAMIDADE PÚBLICA?

O estado de calamidade pública é decretado em situações anormais, decorrentes de desastres (naturais ou provocados) que causam danos graves à comunidade, inclusive ameaçando a vida da população. É preciso haver pelo menos dois entre três tipos de danos para se caracterizar a calamidade: danos humanos, materiais e ambientais.

A medida permite ao Estado atuar nas localidades afetadas, dispensando até a necessidade de licitações para viabilizar as obras. Com o reconhecimento federal, a União pode enviar recursos e ainda liberar o saque do FGTS. O órgão também se envolverá na elaboração de projetos de infraestrutura, já que muitas casas e outros tipos de edificação foram destruídos. 

Este vídeo pode te interessar

Estado de calamidade pública é decretado para Iúna e Conceição do Castelo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais