A Gazeta - 1wuvq3nvlf
Crédito: Rede social/Arte Geraldo Neto

Para cobrar: veja as promessas de Arnaldinho Borgo para a cidade de Vila Velha

Criação do Parque da Prainha, ampliação do número de equipes de saúde da família e aumento de salários dos profissionais de educação foram prometidos pelo futuro prefeito. Confira a lista

Publicado em 29/12/2020 às 10h26
Atualizado em 29/12/2020 às 10h26

Durante a campanha eleitoral, várias promessas são feitas pelos candidatos aos eleitores. Algumas delas, repetidas à exaustão. Em Vila Velha, o prefeito eleito Arnaldinho Borgo (Podemos) prometeu, reiteradas vezes, a ampliação das equipes de saúde da família. De acordo com Arnaldinho já no primeiro ano de mandato, vai aumentar o número de 39 para 123 equipes.

Outro compromisso, mas que deve ficar para depois de 2022, visto que a lei federal de socorro aos Estados e municípios proíbe aumento de gastos com pessoal até o fim do ano que vem, é a concessão de aumento salarial para profissionais da educação. 

Arnaldinho também se comprometeu ado Parque da Prainha, o que, segundo ele, será uma prioridade da Secretaria de Projetos Estruturantes, que será criada na gestão dele. Entre outras obras prometidas estão a criação de centros para idosos e mulheres e novas unidades de saúde.

Na área de segurança, a principal promessa é a implantação do cerco eletrônico, nos moldes do que já existe em Vitória.

Para que os moradores de Vila Velha acompanhem e cobrem as promessas feitas pelo prefeito que assume a gestão da cidade a partir do ano que vem, A Gazeta elencou 15 propostas concretas do futuro gestor, apresentadas no programa registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas ou em publicações nos perfis dele nas redes socais.

Confira as promessas:

  1. 01

    Implantar o cerco eletrônico inteligente em Vila Velha

    Nos moldes do que já existe em Vitória, Arnaldinho promete instalar o cerco inteligente, com a implantação também do reconhecimento visual. Para isso, precisa aumentar o número de câmeras de videomonitoramento em Vila Velha, promessa que é contemplada no plano de governo. O cerco é um sistema eletrônico usado para monitoramento de veículos e visa, principalmente, reduzir crimes que envolvem o uso de carros e motocicletas. 

  2. 02

    Construir o Parque da Prainha

    Em parceria com o governo estadual, o prefeito eleito promete revitalizar e criar o Parque da Prainha. Essa é uma das grandes obras anunciadas por Arnaldinho e vai ser prioridade da Secretaria de Projetos Estruturantes, que será criada a partir de 2021. A promessa foi feita durante entrevistas.

  3. 03

    Construir novas unidades de saúde

    A promessa está no plano de governo de Arnaldinho. Ele não cita quantas ou em quais regiões as novas unidades vão ser construídas, mas diz que vão ser planejadas de acordo com o crescimento populacional dos bairros. 

  4. 04

    Ampliar as equipes de saúde da família

    O prefeito eleito prometeu aumentar de 39 para 123 o número de equipes de saúde da família para atender a 100% da população. A promessa foi feita durante entrevista para o jornalista Mário Bonella, da TV Gazeta. Na ocasião, Arnaldinho disse que o aumento acontecerá já no primeiro ano de mandato, com ajuda de recursos do governo federal.

  5. 05

    Construir uma biblioteca pública municipal

    No plano de governo, Arnaldinho promete planejar a construção de uma nova biblioteca pública municipal e propõe a criação de uma biblioteca on-line da rede de ensino. Ele não dá prazos para a proposta. 

  6. 06

    Dar aumento salarial aos professores

    Uma das prioridades de Arnaldinho na área de educação, de acordo com o plano de governo, é a recuperação salarial do magistério municipal. A concessão de aumento para os profissionais de educação também foi prometida pelo prefeito eleito durante entrevistas. Ele não estabeleceu prazo para que isso ocorra, mas só deve acontecer depois de 2022. Aumentos de gasto com pessoal estão proibidos por lei até o fim de 2021, como contrapartida ao socorro financeiro fornecido pela União aos Estados e municípios.

  7. 07

    Digitalizar os serviços da Prefeitura de Vila Velha

    Promessa recorrente durante a campanha, o prefeito afirma que vai desburocratizar o serviço na prefeitura e que os processos de papel vão passar a ser digitais. Ele também promete serviços on-line para atender à população, como: emissão de alvarás, tapa-buraco on-line, Procon on-line. Essa transição começa já no primeiro dia de governo, segundo Arnaldinho. 

  8. 08

    Criar novos espaços de convivência para a Terceira Idade

    Uma das prioridades das políticas do prefeito eleito para a população mais idosa é a construção de novos centros de convivência. A promessa está no plano de governo, mas Arnaldinho não fala onde e nem quando esses espaços vão ser construídos. 

  9. 09

    Criar um centro de referência de saúde da mulher

    Proposta do plano de governo e citada durante entrevistas, Arnaldinho propõe a criação de um centro de referência para atender às mulheres, disponibilizando especialistas em áreas como ginecologia, por exemplo. Essa é uma das ações na área de políticas públicas para mulheres. 

  10. 10

    Fazer parcerias com clínicas para oferecer atendimento especializado na área de saúdee

    A promessa foi feita durante entrevista para a TV Gazeta. O prefeito eleito disse que já conversou com donos de clínicas da cidade para fazer uma parceria de serviços com a prefeitura para que a população se consulte com especialistas. A ideia é que, depois que as clínicas fechem a agenda para atendimento particular, elas possam receber outros moradores do município.

  11. 11

    Colocar metade das escolas em ensino integral até 2022

    Essa é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que o prefeito eleito promete cumprir. Em entrevista, ele disse que 50% das unidades em Vila Velha vão oferecer ensino em tempo integral. Isso vai ser cumprido durante a primeira metade do mandato, que é 2022. A prioridade é para os bairros de maior vulnerabilidade social. 

  12. 12

    Ampliar e implantar ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas

    Proposta da área de mobilidade urbana para a cidade que está no plano de governo. Durante campanha, Arnaldinho disse que quer ampliar as ciclovias e os serviços de bicicleta compartilhada, expandindo para áreas mais periféricas. 

  13. 13

    Criar centro de atendimento ao turista

    Para incentivar o turismo na cidade, o prefeito vai criar o centro de atendimento ao turista e elaborar um plano municipal. Ele também promete a formação de agentes e guias de turismo para melhorar os serviços.

  14. 14

    Implementar Pet Parks

    A ampliação de parques para animais na cidade de Vila Velha é uma das propostas do prefeito voltada para área de bem-estar animal. Além disso, ele se compromete a captar recursos para a construção de um hospital público veterinário na cidade.

  15. 15

    Reformar todas as escolas de Vila Velha

    Todas as escolas de Vila Velha vão passar por reformas durante o mandato do prefeito eleito. A promessa foi feita durante entrevista para a TV Gazeta. Em seu plano de governo, Arnaldinho diz que vai melhorar a infraestrutura das unidades de ensino e dar continuidade as obras iniciadas pelo atual prefeito Max Filho (PSDB).

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.