> >
Médico e ex-vereador de Vitória, Rafael Mussiello morre de Covid-19

Médico e ex-vereador de Vitória, Rafael Mussiello morre de Covid-19

Internado há dias no Hospital Unimed Vitória, o ginecologista faleceu na manhã desta quarta-feira (3). A confirmação da morte de Mussiello pelo novo coronavírus foi feita pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, em entrevista à CBN Vitória

Publicado em 3 de junho de 2020 às 11:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rafael Mussielo, médico
Rafael Mussielo, médico. ( Marcos Fernandez - NA | Arquivo AG)

A medicina capixaba perdeu um importante médico que muito contribuiu para a formação de novos profissionais. Na manhã desta quarta-feira (3), foi confirmada a morte do ginecologista e obstetra Rafael Mussiello por Covid-19. A confirmação do falecimento do médico por coronavírus foi feita pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, em entrevista sobre medidas de combate ao coronavírus à jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória.

Aos 76 anos, Mussiello estava internado havia dias no Hospital Unimed Vitória (Cias). Além de médico, o ginecologista também teve carreira política e foi vereador na capital capixaba entre os anos de 2000 e 2004. Casado com Maria José Leite Mussiello, ele deixa dois filhos, Eduardo e Silvia Leite Mussiello.

Especialista ainda em Medicina do Trabalho, Rafael Mussiello era muito respeitado e querido na classe médica e também pelos pacientes. Atencioso, ele também se destacava por ser atuante na sociedade, sempre sugerindo pautas positivas.

Além de médico com especialização em ginecologia, Rafael Mussiello também foi vereador em Vitória entre os anos de 2000 2 2004
Além de médico com especialização em ginecologia, Rafael Mussiello também foi vereador em Vitória entre os anos de 2000 2 2004. (Divulgação/CMV)

CARREIRA ACADÊMICA

Mussielo formou-se em Medicina pela Ufes no ano de 1969. Além do exercício da profissão, ele era professor da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Emescam, instituição da qual também foi diretor entre os anos de 1982 a 1986.

Médico e ex-vereador de Vitória, Rafael Mussiello morre de Covid-19

Nas redes sociais, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Emescam lamentaram a perda de Mussielo e enalteceram o seu empenho na formação de novos médicos.

Também em nota, a Unimed Vitória solidarizou-se com a família do profissional, que há mais de três décadas integrava o quadro da cooperativa médica. Os companheiros de profissão também foram avisados, através de um comunicado, da perda de Rafael Mussiello. 

A unimed enviou um comunicado aos cooperados informando sobre a morte do médico Rafael Mussiello
A unimed enviou um comunicado aos cooperados informando sobre a morte do médico Rafael Mussiello. (Divulgação/Unimed)

“É com profundo pesar que a Unimed Vitória informa o falecimento do médico cooperado, Rafael Mussielo, ocorrido na manhã desta quarta-feira (3). Grande profissional, ginecologista e obstetra, ele atuou na cooperativa por quase 31 anos, contribuindo para o exercício ético e profissional da medicina no Espírito Santo. A Unimed Vitória manifesta o desejo de que os amigos e familiares sejam confortados neste momento de perda e dor”, diz a nota.

HOMENAGEM

Ex-vereador da Capital eleito no pleito de 1999, Mussielo foi saudado na sessão online da manhã desta quarta na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, principalmente pelos deputados estaduais Hércules Silveira (MDB) e Rafael Favatto (Patriota), que são médicos e afirmaram terem assistido aulas de Rafael durante o curso. A Assembleia fez um minuto de silêncio em homenagem ao médico.

MUNICÍPIO DECLARA LUTO OFICIAL

Em Vitória, o prefeito da Capital, Luciano Rezende (Cidadania) declarou luto oficial pela morte de Mussielo, de quem foi colega na Câmara de Vitória, entre 2000 e 2004, quando ambos foram vereadores.

"Era um colega médico, queridíssimo por todos. Foi também responsável pelo nascimento de muitas crianças aqui no Espírito Santo. Deixo meu abraço para toda a família dele. Com muita tristeza, estou decretando luto oficial pela perda desse amigo, mais um capixaba que foi vítima dessa pandemia que se abateu sobre todos nós. Essa dor irá passar e vamos ficar com a lembrança do que ele deixou, um trabalho de muito carinho e amor durante sua passagem pelo mundo", afirmou.

O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix (DEM), também declarou luto no Legislativo municipal. Ele destacou a atuação de Mussielo na casa, que foi autor de projetos na área da Saúde, entre eles o projeto sobre o fornecimento gratuito de kit-diabete na rede municipal. O médico também foi 3º secretário da Mesa Diretora, entre 2001 e 2002.

Este vídeo pode te interessar

"Ele tinha o dom de cuidar das pessoas e sempre lutou para melhorar a saúde pública da nossa cidade. Além do grande amor pela profissão, ele tinha, acima de tudo, amor pelo ser humano. Mussielo foi um político reto, que nos orgulhava principalmente pelo caráter, e vai deixar muita saudade. Que Deus conforte a família nesse momento de dor", escreveu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais