> >
"Hoje é a celebração de um casamento. Eu sempre fui petista", diz Contarato em filiação

"Hoje é a celebração de um casamento. Eu sempre fui petista", diz Contarato em filiação

Cerimônia de filiação do senador Fabiano Contarato ao Partido dos Trabalhadores aconteceu nesta sexta-feira (28) em Vitória e contou com a presença virtual do ex-presidente Lula

Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 22:12

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Senador Fabiano Contarato em cerimônia de filiação ao PT em Vitória
Senador Fabiano Contarato em cerimônia de filiação ao PT em Vitória. (Reprodução/PT Youtube)

O senador Fabiano Contarato se filiou, na noite desta sexta-feira (28), ao Partido dos Trabalhadores (PT). A cerimônia aconteceu em Vitória e contou com a presença de representantes da sigla, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do ato de forma virtual.

No discurso de filiação, Contarato, que esteve na Rede, se assumiu petista de longa data, elogiou o partido e explicou alguns motivos que o levaram a se filiar.

"Muitas pessoas perguntam 'Por que você foi para o PT?' Porque o PT é o partido dos pobres, dos pretos, dos pardos, dos índios, dos quilombolas, da população LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, das mulheres. É esse PT que eu me identifico. Hoje é a celebração de um casamento. Porque, na verdade, eu sempre fui petista", declarou, lembrando um episódio que aconteceu quando tinha 18 anos.

"Eu fui barrado por uma sessão eleitoral aos 18 anos por um juiz eleitoral quando eu desenhei uma estrela do PT na minha camisa. Eu sempre me identifiquei com o Partido dos Trabalhadores", frisou.

O marido de Contarato, Rodrigo Groberio, e os filhos Gabriel e Mariana estavam presentes na filiação. Emocionado, Contarato lembrou dos ataques que ele e a família têm recebido durante o mandato. E citou programas implementados pelo PT durante os 16 anos à frente do governo federal. 

Aspas de citação

Em 27 anos enquanto delegado, eu nunca fui ameaçado de morte. Mas em quatro meses como senador eu fui atacado na minha moral, atacado na minha família

Fabiano Contarato
Senador 
Aspas de citação
Filiação ao PT
O senador Fabiano Contarato, o marido Rodrigo Groberio e os filhos Mariana e Gabriel . (Iara Diniz)

"Eu fico emocionado porque meu esposo está aqui graças ao ProUni. Obrigada por tudo que o senhor fez. Só não reconhece o que o Partido dos Trabalhadores fez quem não tem o mínimo de gratidão", disse Contarato a Lula, fazendo, em seguida, um convite para visitar o Espírito Santo.

"Venha ao Espírito Santo, o senhor vai ser muito bem recebido. A população capixaba vai te abraçar", disse.

Filiação ao PT
Cerimônia de filiação do senador Fabiano Contarato ao Partido dos Trabalhadores (PT). (Iara Diniz)

Participaram da cerimônia a deputada estadual Iriny Lopes (PT), o deputado federal Helder Salomão (PT), o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) e a presidente estadual do PT, Jackeline Rocha, que esteve à frente do evento de filiação.

De forma virtual, o evento foi prestigiado pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pelo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), além dos senadores Paulo Rocha (PT-PA), Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE). 

LULA A CONTARATO: "NÃO É TODO DIA QUE NASCE UM POLÍTICO DA SUA DIMENSÃO"

Filiação ao PT
Ex-presidente Lula e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, participaram da filiação de forma virtual. (Iara Diniz)

Lula fez as honras na cerimônia, discursou e rasgou elogios ao parlamentar capixaba, dizendo estar lisonjeado com a filiação dele ao partido. Também criticou o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou contar com Contarato na construção de um projeto para o Brasil.

"Quando eu vi você atuando na CPI da Covid eu pensei: 'que orgulho seria para o PT ter a um senador que não nega o que é, que não esconde o que é, que tem coragem de se expor e dizer ao mundo eu nasci assim'", disse o ex-presidente ao senador.

Aspas de citação

Não é todo o dia que nasce no Espírito Santo e no Brasil um político com a sua dimensão, o seu caráter, a sua postura democrática e defensora dos Direitos Humanos 

Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente da República
Aspas de citação

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também discursou durante o evento para dar boas-vindas a Contarato. Ela ressaltou a importância dele para a caminhada de "retomar o Brasil para o povo brasileiro".

"A sua história se confunde com a história do PT. A sua coragem, a sua determinação, a sua firmeza, mas, ao mesmo tempo, a sua sensibilidade, a sua capacidade de ter solidariedade, a sua capacidade de se colocar no lugar do outro. Sempre senti a sua vontade de estar com a gente nessa caminhada. Sei que não foi uma decisão fácil, mas foi a decisão correta. Temos a obrigação de esperançar esse Brasil, de levantar e ir à luta. O partido te abraça", destacou.

CANDIDATO AO GOVERNO?

Desde que a filiação do senador Fabiano Contarato ao PT começou a ser construída, foi ventilada a possibilidade da candidatura dele ao governo do Espírito Santo. O próprio Lula fez o convite ao parlamentar em maio do ano passado, quando os dois se encontraram para um almoço em Brasília.

Desde então, contudo, muita coisa mudou e a candidatura de Contarato encontra entrave na possível federação entre PT e PSB. As conversas estão bem adiantas, de acordo com o senador Jaques Wagner (PT-BA), que participou presencialmente do ato de filiação nesta sexta-feira.

“Eu diria que a decisão está tomada, a de construir a federação. Mas é óbvio que tem temas a serem discutidos, porque tem alguns Estados em que o PSB tem candidatura, alguns que nós queremos ter candidatura e eles também, e isso tem que ser negociado. Aqui, no Espírito Santo, tem a candidatura do Casagrande, mas o partido também já apresentou na última eleição uma candidatura", disse, ressaltando, porém, que há uma certa "preferência" para o partido que já tem um candidato com mandato e busca reeleição.

"Vai ter lugares que há uma naturalidade em quem está sentado na cadeira e, por isso, teria uma condição mais consistente."

No discurso, Contarato afirmou que a ida ao partido nunca esteve vinculada a ser ou não candidato ao governo e que está preparado para ser um "soldado" do PT e trabalhar em prol de um projeto comum. 

"Eu chego no PT com a força, com a convicção, com a coragem para ser aguerrido e para ser um soldado onde eu melhor puder contribuir para o partido. Não há ninguém melhor ou pior, nós somos um time com um mesmo propósito, de colocar o Brasil efetivamente no trilho", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais