> >
Casagrande quer reajustar salário de servidores do ES todos os anos

Casagrande quer reajustar salário de servidores do ES todos os anos

Governador disse que pretende conceder aumentos de acordo com a inflação caso a situação financeira do Estado permita. Decisão do STF em setembro desobriga o Executivo a reajustar salários

Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 16:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Palácio Anchieta, sede do governo do Estado. (Setur/divulgação)

O governador Renato Casagrande (PSB) externou sua vontade de conceder anualmente o reajuste do salário dos servidores do Executivo estadual, para compensar a inflação calculada a cada 12 meses. De acordo com ele, a proposta não deve ser encarada como uma promessa, já que afirma que irá analisar a situação econômica do Estado antes de autorizar os ajustes. As informações foram dadas durante entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, da rádio CBN Vitória nesta quinta-feira (26). Neste ano, Casagrande concedeu 3,5% de reajuste.

“Não digo que é uma promessa, porque dependo do comportamento da economia, mas, se eu puder, vou conceder todos os anos. É um direito que o servidor tem. Poderia ter dado um abono salarial, sairia mais barato. Em vez dos R$ 198 milhões do impacto do reajuste, poderia ter gastado R$ 80 milhões só com o abono. Optei pelo reajuste, porque é mais justo”, analisa. Em decisão de setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) desobrigou o poder Executivo de conceder reajuste de maneira obrigatória.

Entrevista - Fernanda Queiroz - Renato Casagrande - 26-12-19

Sobre a recomposição dos salários de algumas categorias que estão abaixo da média nacional, sobretudo a dos policiais militares, Casagrande voltou a dizer que estuda aumentar o salário de algumas funções. “Se eu puder fazer correções em carreiras que estão abaixo da média nacional, eu farei. Esse é o caso da PM, dos praças e de alguns oficiais. Porém, afirmou que não é fácil sair de uma posição ruim (no ranking de salários para a categoria), isso tem que ser feito a longo prazo. Acredito que o Espírito Santo pode caminhar para uma posição mediana em termos de salários”, pontuou.

Governador Renato Casagrande (PSB) em entrevista no programa CBN Vitória. (Murilo Cuzzuol)

CONCURSOS

O governador disse que há previsão para abertura de concursos para professor e que outras carreiras específicas também podem ter novas vagas colocadas em disputa em 2020. “Pode ser que tenha concursos para a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) ou para auditores fiscais, na Secretaria da Fazenda. Estamos prevendo no Orçamento mais concursos, mas é uma lei autorizativa. Vamos fazer de acordo de como a economia brasileira vai se comportar, não vamos dar passos muito largos não”, contou.

Já em relação ao concurso para a Polícia Militar, o governador destacou que aumentou o número de vagas do último concurso realizado. Das 250 vagas antes previstas, o governador ampliou para 700, cujos candidatos devem ser convocados até o final de 2020. Ele afirma que deverá fazer um novo concurso ao final de 2021. “Vamos preparar um novo concurso em 2021. Processo seletivo para a polícia demora mais para ser feito”, explica.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais