> >
Mapa: Bolsonaro virou 4 vezes mais votos que Lula no ES do 1° para o 2° turno

Mapa: Bolsonaro virou 4 vezes mais votos que Lula no ES do 1º para o 2º turno

O presidente, que não se reelegeu, venceu no Estado com 58% dos votos. Cresceu o número de cidades bolsonaristas. Veja no mapa

Publicado em 1 de novembro de 2022 às 08:30

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Mapa comparativo de Lula e Bolsonaro no primeiro e segundo turnos
Comparação das votações de Lula e Bolsonaro no primeiro e segundo turno. (Arte A Gazeta)

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 61 cidades do Espírito Santo no segundo turno, cinco a mais que no primeiro. Bolsonaro conseguiu angariar 122 mil votos a mais entre as duas etapas, quatro vezes mais que Lula, cuja votação aumentou em 29 mil votos do início de outubro para o final.

Contudo, o candidato petista venceu a disputa pela Presidência da República na noite deste domingo (30) com 50,9% dos votos válidos.

O bolsonarismo, que predomina no Espírito Santo desde 2018, avançou entre os dois turnos, mas ainda assim não voltou ao nível de quatro anos atrás, quando o atual presidente foi eleito. Naquele ano, ele conseguiu maioria dos votos em 64 cidades. Quatro anos depois, no segundo turno, obteve vitória em 61.

Mapa comparativo de Lula e Bolsonaro no primeiro e segundo turnos
Mapa comparativo de Lula e Bolsonaro no primeiro e segundo turno no ES. (Arte A Gazeta)

Neste ano, cinco municípios se "bolsonarizaram" entre os dois turnos da eleição. São eles: Apiacá, Fundão, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte e Sooretama. Em todos eles, a vitória de Lula na primeira fase tinha sido apertada.

Em Fundão, na Região Metropolitana da Grande Vitória, no primeiro turno Lula obteve 47,46% dos votos e Bolsonaro ficou com 46,36%, menos de um ponto percentual de diferença. Já no segundo turno, Bolsonaro venceu com 51,49% dos votos contra 48,51% de Lula

Em Apiacá, cidade do extremo Sul do Estado, pouco mais de 200 votos para o atual presidente foram o suficiente para que houvesse a virada. Por lá, Lula também tinha ganhado no primeiro turno.

Governador Lindenberg, no Norte do Estado, foi onde Bolsonaro mais virou votos proporcionalmente. A votação para o atual presidente por lá teve aumento de 17% entre um turno e outro (495 votos a mais). Em São Domingos do Norte, cidade vizinha, 300 votos já foram suficientes para a virada.

Compare as votações para presidente no ES

Primeiro turno

Segundo turno

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais