> >
Após acusações, Rodney Miranda se afasta da Secretaria de Segurança de Goiás

Após acusações, Rodney Miranda se afasta da Secretaria de Segurança de Goiás

O Governo de Goiás confirmou que ex-prefeito de Vila Velha pediu afastamento do cargo. Rodney diz que vai sair em férias e nega acusações de grampo ilegal e desvio de dinheiro

Publicado em 8 de junho de 2020 às 17:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rodney Miranda, secretário de Segurança Pública, deve deixar cargo após desgastes
Rodney Miranda, secretário de Segurança Pública de Goiás, já foi prefeito de Vila Velha e ficou na suplência na eleição para deputado federal pelo ES em 2018. (Comunicação/SSP-GO)

O ex-prefeito de Vila Velha e atual secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda (Republicanos), pediu afastamento do cargo nesta segunda-feira (08), em meio a denúncias de grampo em telefones de aliados do governo e desvio de verba do Corpo de Bombeiros, feitas por Jorge Caiado, primo do governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM). A informação foi confirmada pelo governo estadual. O secretário nega as acusações e o pedido de afastamento e diz que, na verdade, está em férias.

Na manhã desta segunda, a assessoria do governo de Goiás informou a A Gazeta, por nota, que Rodney Miranda pediu afastamento "para esclarecer todas as denúncias feitas contra ele". O texto registra, ainda, que o superintendente de combate à corrupção e ao crime organizado do Estado, Alexandre Lourenço, assumirá interinamente a secretaria.

Rodney, no entanto, afirma que durante uma visita de Ronaldo Caiado à secretaria, ainda nesta segunda, pediu férias de 15 dias. Até o momento, nada foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Na última semana, após o vazamento do áudio que continha as acusações, a informação nos bastidores era de que Rodney Miranda teria sido demitido ou pedido demissão, o que ele nega. "Não houve nenhum pedido de demissão ou mesmo conversa desse teor com o governador. Eu não tenho motivo para pedir isso."

O áudio com acusações foi enviado pelo primo de Caiado diretamente para o secretário. Na mensagem, Jorge acusa Rodney de grampear a linha telefônica de aliados do governo e de "pegar R$ 1 milhão" do Corpo de Bombeiros. "Você está querendo explodir o governo de Ronaldo Caiado. Eu não admito", diz na mensagem. Procurado pela reportagem, Jorge Caiado disse que não quer comentar o assunto.

O secretário nega todas as acusações. De acordo com ele, o áudio foi uma reação a uma exoneração feita na secretaria e que as acusações não passam de invenções. 

Aspas de citação

Desafio Jorge Caiado a provar o que disse. No mesmo dia que recebi o áudio encaminhei para o governador e me expliquei

Rodney Miranda
Ex-prefeito de Vila Velha e secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás
Aspas de citação

O secretário prestou depoimento na Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) nesta segunda-feira.

SUPLENTE NO ESPÍRITO SANTO

Rodney Miranda é suplente do deputado federal Amaro Neto (Republicanos), que pode ser candidato à Prefeitura da Serra. Questionado sobre a possibilidade de voltar ao Espírito Santo, o secretário reafirmou que não pretende sair da secretaria, mas que sua casa é em território capixaba.

"Estou em Goiás para cumprir uma missão. Não pretendo sair da secretaria, mas caso Amaro seja eleito na Serra eu teria que avaliar a possibilidade de ir para o Congresso", aponta. 

GRAMPO NA REDE GAZETA

Além de ex-prefeito de Vila Velha, Rodney também foi secretário de Segurança Pública no Espírito Santo, no governo de Paulo Hartung. Em 2005, quando estava à frente da pasta, esteve no centro de outra denúncia sobre grampo ilegal, envolvendo a Rede Gazeta. 

A empresa denunciou, naquele ano, que uma das linhas de sua central telefônica, utilizada, inclusive, por jornalistas para entrevistar  fontes, estava grampeada. Entre março e abril de 2005, todas as conversas mantidas por meio dessa linha foram gravadas, transcritas e anexadas ao processo que apurava as circunstâncias da morte do juiz Alexandre Martins, que havia sido assassinado dois anos antes.

Na época, a Rede Gazeta procurou Rodney Miranda para pedir explicações, e ele informou que todas as escutas telefônicas no Espírito Santo eram feitas com autorização da Justiça. Disse ainda que a linha telefônica da empresa havia entrado no pedido à Justiça por engano, pois teria sido confundida com o número de outro estabelecimento, cujo proprietário era suspeito de envolvimento no crime. Dias depois, Rodney pediu demissão da secretaria.

Sobre o episódio, o secretário afirmou, nesta segunda-feira, que chegou a receber uma indenização da companhia de telefonia Vivo, por ter ficado provado sua inocência.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais