> >
Policial é preso suspeito de matar jovem em distribuidora na Serra

Policial é preso suspeito de matar jovem em distribuidora na Serra

Crime ocorreu em Hélio Ferraz, dentro de um estabelecimento de bebidas. Segundo a Polícia Civil, o militar é investigado em outros inquéritos

Publicado em 8 de agosto de 2022 às 18:40

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

Um soldado da Polícia Militar de 37 anos foi preso suspeito de assassinar um jovem dentro de uma distribuidora de bebidas em Hélio Ferraz, na Serra, em 18 de junho deste ano. A prisão aconteceu no dia 8 de julho, em Jardim CamburiVitória, mas foi divulgada pela Polícia Civil somente nesta segunda-feira (8). Fernando Santos de Aquino tinha 23 anos.

O policial Militar Lucas de Figueiredo Pereira, 37 anos, no dia 18 de junho, na Serra
O policial Militar Lucas de Figueiredo Pereira, 37 anos, no dia 18 de junho, na Serra. (Divulgação Polícia Civil)

A prisão do soldado Lucas de Figueiredo Pereira foi realizada no dia 8 de julho enquanto chegava em casa, no retorno das férias em Minas Gerais, pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, em ação conjunta com a Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo. Com ele, foi apreendida a arma utilizada no crime: uma pistola .40 da corporação.

Um vídeo divulgado na manhã desta terça-feira (9) pela Polícia Civil mostra o momento que o soldado da PM deixa o local do crime.

CRIME OCORREU EM BRIGA POR PINO DE COCAÍNA 

O delegado Rodrigo Sandi Mori informou que no dia do crime, por volta de 3h30 o policial chegou sozinho à distribuidora, sentou no balcão e pediu uma dose de uísque. Logo depois, ele discutiu com a vítima porque pegou um pino de cocaína dela.

"Após ingerir a dose de uísque, ele pegou um pino de cocaína que estava em cima do balcão da distribuidora e era da vítima para seu consumo e foi até o banheiro. Ao retornar do banheiro, a vítima se levantou e foi ao encontro do Lucas cobrar a quantia devida pelo pino de cocaína. Fato que fez com que o Lucas ignorasse a situação e passasse a chamar ele de "cachorro morto" e "zóio torto" zombando de uma deficiência que a vítima tinha no seu olho esquerdo", contou o delegado.

Depois de zombar da vítima, o PM, segundo o delegado, ainda empurrou Fernando, que caiu no chão. Ele se levantou do chão e deu um soco em Lucas e os dois entraram em luta corporal.

"Foi nesse momento que o Lucas sacou a arma de fogo, encostou na costela da vítima e efetuou um único disparo fazendo com que a vítima fosse a óbito no local", disse o delegado. 

Após o crime, o soldado da PM saiu com a arma à mostra e fugiu no seu carro. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), além do assassinato, o militar é investigado em outros inquéritos policiais.

Fernando Santos de Aquino, de 23 anos, morto pelo Policial Militar Lucas de Figueiredo Pereira, 37 anos, no dia 18 de junho, na Serra
Fernando Santos de Aquino, de 23 anos, morto pelo Policial Militar Lucas de Figueiredo Pereira, 37 anos, no dia 18 de junho, na Serra. (Divulgação Polícia Civil )

HISTÓRICO DE OCORRÊNCIAS

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, o policial tem um longo histórico de ocorrências. Em 2 de abril de 2019, em um bar em Jardim Camburi, Lucas efetuou um disparo de arma de fogo para o alto e deu uma coronhada no dono do bar porque discordou do valor da conta.

No dia 1º de setembro de 2021, em um posto de gasolina de Jardim Camburi, ele também se envolveu em uma confusão com um frentista do posto.

No dia 22 de maio, 26 dias antes do assassinato, ele atirou no calcanhar de um homem após uma discussão por causa de um jogo de sinuca em um posto no bairro Manoel Plaza, na Serra. 

"Foi instaurando inquérito pelo crime de lesão corporal em razão desse acontecimento no posto no dia 22 de maio. Esse vasto histórico de ocorrências corroborado com o fato do policial, no dia18 de junho de 2022, estar no seu período de folga em um ambiente frequentado constantemente por traficantes, fato incompatível com a função que ele ocupa. Além disso, após crime, ele não ter comunicado os fatos ao Ciodes e ao seu superior hierárquico foram fatores que fundamentaram a decretação da prisão temporária na fase de investigação e a prisão preventiva após a denúncia", disse o delegado Rodrigo Sandi Mori.

Em depoimento, o soldado Lucas de Figueiredo Pereira se reservou ao direito de ficar em silêncio. Ele foi autuado por homicídio qualificado por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima e já é réu na ação penal que corre perante o Júri da Serra.

A reportagem procurou a Polícia Militar para saber porque, mesmo com esse histórico de ocorrências, o soldado continuava atuando na corporação. Até a última atualização deste texto, a reportagem ainda não havia obtido retorno.

*Com informações de Fabiana Oliveira, do g1ES

Errata Atualização
9 de agosto de 2022 às 11:54

Após a publicação desta matéria, a Polícia Civil informou mais detalhes sobre a prisão do soldado da PM em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (8). O texto foi atualizado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais