> >
Integrantes de facção do Bairro da Penha são presos em operação

Integrantes de facção do Bairro da Penha são presos em operação

Quatro homens foram detidos no Litoral Sul, em Piúma. Segundo a polícia, os presos são da gangue Trem Bala, braço armado de facção criminosa que domina o tráfico de drogas

Publicado em 6 de outubro de 2019 às 20:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Operacao em Piúma prende integrantes de facção do Bairro da Penha, em Vitória. (Divulgação / Leitor)

Quatro acusados de integrar a facção Primeiro Comando de Vitória (PCV) foram presas, na tarde deste domingo (06)  em Piúma, litoral Sul do Estado. Segundo a polícia, os detidos são da gangue Trem Bala, braço armado do grupo criminoso. 

A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Delegacia Especializada da Polícia Civil no Espírito Santo (Denarc). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, eles estavam foragidos desde operação Leviatã, realizada no Bairro da Penha, na capital, na última quarta-feira (2).

Informações dão conta de que, inicialmente, todos tinham fugido para o estado do Rio de janeiro, e que, em retorno para o Espírito Santo, esconderam-se no centro do município de Piúma. "Dessa forma, equipes da PRF foram até a localidade e cumpriram o mandado de prisão contra quatro dos foragidos da Polícia capixaba", disse a PRF em nota.

Os nomes dos quatro presos não foram informados pela polícia. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) vai dar mais detalhes da operação em coletiva na manhã desta segunda-feira (07). 

OPERAÇÃO LEVIATÃ II

Uma megaoperação das polícias Civil e Militar terminou com 31 pessoas detidas, entre elas dois adolescentes, na noite da última quarta-feira (02). A ação ocorreu no Bairro da Penha, em Vitória, com objetivo de capturar suspeitos de terem participação em ataques realizados nos municípios de Serra e Vitória.

Os mandados são referentes às investigações de ataques que ocorreram em fevereiro a uma empresa que fornece alimentos para os presídios, em Cariacica; a um coletivo, incendiado em Nova Almeida, em Serra; e ao veículo incendiado da reportagem de uma rede de televisão, em maio; Outro ataque foi em junho, um incêndio a residências no morro da Piedade. 

Os ataques ocorreram a mando dos líderes do Primeiro Comando de Vitória (PCV), que controla o tráfico de drogas nos bairros da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Itararé e Gurigica. 

De acordo com a polícia, o PCV é liderado por Carlos Alberto Furtado da Silva, o Beto, que está preso na Penitenciária de Segurança Máxima II, em Viana. Detido desde 2013, Beto lidera a organização criminosa que domina o Complexo da Penha.

A Operação Leviatã II tem o nome como referência ao filósofo político Thomas Hobbes, que relata que só existe um poder constituído, o Estado. E esse poder constituído deve se opor a qualquer outro que venha tentar se estabelecer.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais