> >
Criminosos usam nome da Acacci para aplicar golpes no ES

Criminosos usam nome da Acacci para aplicar golpes no ES

Golpistas estão abordando vítimas por telefone, passando-se pela Associação para pedir doações de diversos tipos. A Acacci informou que o pedido de doações é "ilegítima, improcedente e ilegal"

Publicado em 29 de abril de 2020 às 16:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Muro artístico da Acacci
Muro artístico da Acacci. (Divulgação)

Nem mesmo organizações que oferecem suporte para pessoas com câncer escapou da ação de estelionatários durante a pandemia do novo coronavírus. A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) informou que há criminosos aproveitando-se da Covid-19 para aplicar golpes no Espírito Santo. De acordo com a entidade, golpistas estão abordando vítimas por telefone, passando-se pela Acacci, para pedir doações de diversos tipos.

A associação informou que o pedido de doações em nome da Acacci é "ilegítima, improcedente e ilegal". A entidade informou, ainda, que suspendeu temporariamente, desde o dia 20 de março de 2020, o recolhimento de doações em espécie nas residências dos doadores cadastrados via Telemarketing. A decisão ocorreu devido às recomendações dos órgãos gestores da saúde pública, com objetivo de reduzir a circulação e o contato entre pessoas.

Criminosos usam nome da Acacci para aplicar golpes no ES

"Apenas a Central de Relacionamento com o Doador (Telemarketing) da Acacci está credenciada para realizar atendimentos via telefone, com os números: (27) 99627-5023 / 99834-5957 / 99711-9949 / 99711-1208. A instituição coloca-se à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários por meio do telefone (27) 2125.2999 ou e-mail [email protected]", disse, por nota. ?

A sede da Acacci, que é uma organização criada para oferecer suporte psicossocial, integrativo e complementar às crianças e adolescentes em tratamento e às suas famílias, fica em Jardim Camburi, em Vitória. Porém, diante do contexto de pandemia, a associação suspendeu as visitas às dependências da instituição. 

Procurada, a Acacci informou que já fez denúncia na polícia do golpe usando o nome da instituição, no ano passado, e apesar de novos casos recentes, não pretende denunciar formalmente novamente.

A Polícia Civil informou que investiga todos os casos formalizados nas delegacias, e orienta que as vítimas desse tipo de crime registrem Boletim de Ocorrência, para que a Polícia Civil tome ciência do caso e inicie as investigações. É importante que a vítima anexe todo material que comprove o crime, como prints e documentos, de forma a auxiliar o trabalho de investigação. O registro pode ser feito presencialmente, podendo comparecer a uma delegacia física, mas a Polícia Civil orienta que seja priorizado o registro por meio da Delegacia Online.

A população pode contribuir para o trabalho da Polícia de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o Disque Denúncia. O anonimato é garantido e todas as informações são investigadas

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais