> >
Adolescente que sumiu em Santa Teresa foi espancado antes de ser morto

Adolescente que sumiu em Santa Teresa foi espancado antes de ser morto

Versão foi dada por grupo suspeito à Polícia Militar. João Paulo Grameliche da Silva, de 15 anos, estava desaparecido havia quase uma semana e foi encontrado morto nesta quinta (5)

Publicado em 6 de maio de 2022 às 11:36- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
João Paulo Grameliche da Silva, de 15 anos, desapareceu no dia 29 de abril em Santa Teresa
João Paulo Grameliche da Silva, de 15 anos, desapareceu no dia 29 de abril em Santa Teresa. (Acervo da família)

João Paulo Grameliche da Silva, de 15 anos, encontrado morto nesta quinta-feira (5) após ficar desaparecido por quase uma semana na Zona Rural de Santa Teresa, teria sido assassinado por um grupo de jovens. Segundo a Polícia Militar, um menor de 16 anos confessou que ele e outros dois jovens — de 20 e 22 anos — espancaram, deram garrafada e esfaquearam o adolescente e, no dia seguinte, enterraram o corpo do garoto em cova rasa.

A Polícia Militar informou que chegou aos três suspeitos durante o policiamento no início da tarde desta quinta-feira. Em uma rua que dá acesso ao Morro do Tadeu, no bairro Centenário, policiais abordaram o jovem de 22 anos que, ao notar a aproximação da viatura, arrumou um objeto que estava junto à cintura dele. Na abordagem, o indivíduo deu nomes diferentes e, como ele não estava com nenhum documento, os militares foram até a cada dele, onde estava sua carteira de identidade

Ainda de acordo com a PM, ao chegarem ao imóvel, os militares sentiram um forte odor de maconha. O suspeito afirmou ser usuário de drogas e disse que morava com outras duas pessoas, também usuárias, afirmando ainda que possivelmente teria uma quantidade mínima de droga na casa. Após buscas, os policiais encontraram embaixo uma faca suja de sangue escondida embaixo de um botijão de gás. Também foram apreendidas, embaixo de um colchão, quatro buchas de maconha embaladas e prontas para a venda, R$ 1.927 em espécie e sete celulares.

MENOR CONFESSOU ASSASSINATO

Na casa, havia outras quatro pessoas: dois adolescentes de 16 e 20 anos e duas jovens de 16 e 18 anos. Segundo a PM, foi dada voz de prisão aos três maiores de idade e, neste momento, o menor tentou fugir. Ele foi contido pelos militares, que o questionaram sobre o desaparecimento de João Paulo.

O adolescente confessou aos policiais que, na última sexta-feira (29), ele os jovens de 20 e 22 anos levaram João Paulo para uma mata que fica no alto do morro, onde o espancaram. De acordo com a PM, o menor relatou que o rapaz de 22 anos golpeou a vítima na cabeça com uma garrafa de vidro e, em seguida, desferiu diversas facadas no adolescente e o deixou caído no chão.

Ainda segundo o relato do menor de 16 anos, no sábado (30), os três retornaram ao local e enterraram o corpo de João Paulo em uma cova rasa. A versão foi confirmada pelas duas adolescentes. Seguindo a indicação do jovem, os militares encontraram o local onde o corpo estava enterrado.

A Polícia Militar informou que todos os envolvidos foram encaminhados para a 12ª Delegacia Regional de Santa Teresa.

O QUE DIZ A POLÍCIA CIVIL 

A Polícia Civil informa que a suspeita, de 18 anos, e os suspeitos, de 20 e 22 anos, conduzidos à 12ª Delegacia Regional de Santa Teresa, foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e ocultação de cadáver, visto serem os crimes que estavam em situação flagrancial. Os três foram encaminhados para o sistema prisional. 

A adolescente de 15 anos e o adolescente de 16 anos responderão por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e ocultação de cadáver. Eles foram apresentados ao Ministério Público, que decidirá se os adolescentes ficarão ou não internados.

Em depoimento, os suspeitos asseguraram que a motivação do crime foi por dívida de droga. O corpo do adolescente foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. O homicídio segue sob investigação da Delegacia de Polícia de Santa Teresa.

Errata Atualização
6 de maio de 2022 às 11:37

Após a publicação da reportagem, a Polícia Civil enviou nota sobre o caso, informando que, segundo os suspeitos, a motivação do crime foi por conta de dívida de droga. 

DESAPARECIMENTO

João Paulo Grameliche da Silva desapareceu há seis dias, na Zona Rural de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo. A mãe do adolescente, a dona de casa Maria de Fátima Couto Grameliche da Silvadisse, contou para a reportagem de A Gazeta, que o filho saiu de casa por volta das 14 horas, com uma bicicleta preta e sem celular.

A mãe registrou um boletim junto à Polícia Civil no último domingo (1º). Na ocasião, a Polícia Civil informou que o desaparecimento estava sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Santa Teresa, e que realizada diligências com o intuito de localizar o adolescente.

Este vídeo pode te interessar

Segundo a PC, em nota nesta quinta-feira (5), a ocorrência está sendo confeccionada pela Polícia Militar para ainda ser entregue na Delegacia de Polícia de Santa Teresa. E somente após a ocorrência ser entregue, a corporação poderia ter informações do procedimento que será adotado pelo delegado responsável pelo caso.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais