> >
Abuso no Transcol: “Corri atrás dele e dei mata-leão”, diz mulher

Abuso no Transcol: “Corri atrás dele e dei mata-leão”, diz mulher

Jovem de 19 anos foi vítima de importunação sexual em um coletivo do Transcol, em Cariacica, nesta sexta-feira (25); suspeito de 53 anos foi preso em flagrante

Publicado em 25 de março de 2022 às 19:25

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Uma representante comercial de 19 anos estava indo trabalhar pelo segundo dia em uma empresa quando um homem se esfregou nela, dentro de um ônibus do Sistema Transcol, na manhã desta sexta-feira (25), em Cariacica. Apesar do choque, a jovem conseguiu reagir e denunciou o suspeito, que acabou preso em flagrante.

Em entrevista à repórter Priciele Venturini, da TV Gazeta, ela contou que chegou a ficar sem reação, mas precisou agir para que Moacyr Miranda Filho, de 53 anos, não ficasse impune nem pudesse praticar atos semelhantes contra outras passageiras.

Aspas de citação

Eu sei que não é fácil, mas essa atitude que tomei é a que todas as mulheres deveriam ter. Temos que denunciar, não podemos nos calar. Estou fazendo por mim e por outras

X.
Representante comercial de 19 anos, vítima do abuso 
Aspas de citação

Cerca de dez horas depois do ocorrido, na tarde desta sexta-feira, o sentimento ainda era de consternação e revolta. "Para mim, foi muito complicado. Fiquei muito nervosa. Eu estava indo trabalhar e, quando olho para trás, tem um homem me molestando. Foi muito revoltante", desabafou a vítima.

Ela explicou que ficou na expectativa de que alguém tomasse alguma atitude. "Foi quando eu percebi que, se eu não fizesse nada, ele ia virar as costas, ir embora e fazer o mesmo com outra pessoa. Então, quando chegamos no terminal, corri atrás dele e dei um mata-leão", disse.

No local, ela teve ajuda dos seguranças e acionou a Polícia Militar. "Os policiais chegaram bem rápido e fomos para a delegacia. Mas é aquela coisa: eu consegui me defender, mas tem mulheres que não conseguem. Uma menina que estava do meu lado também passou por isso, ficou muito assustada e não teve reação", comentou.

HOMEM ALEGOU"MAL-ENTENDIDO"

Plantonista na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o delegado Brenno Andrade atendeu a ocorrência "Esse homem teria encostado na mulher, ela percebeu, e o indivíduo continuou com os atos. Quando chegou no Terminal de Jardim América, ele ainda tentou fugir", revelou.

Terminal de Jardim América - Paralisação dos rodoviários gera ônibus lotados e congestionamento no  trânsito da Grande Vitória
De acordo com o delegado, a vítima informou o motorista do ônibus, que foi direto para o Terminal de Jardim América (acima). (Fernando Madeira)

Em depoimento à Polícia Civil, o homem negou o crime. "Ele alegou que foi um mal-entendido. No entanto, para corroborar que o ato realmente aconteceu, uma pessoa que acompanhava o suspeito disse que essa não era a primeira vez e que ele teria problemas mentais, mas nada foi apresentado nesse sentido", disse.

Na delegacia, Moacyr Miranda Filho foi autuado em flagrante por importunação sexual. "É um crime que prevê pena de um a cinco anos de reclusão, ou seja, não admite fiança. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana e vai ficar à disposição da Justiça para responder ao processo", explicou Brenno.

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL É CRIME. DENUNCIE!

Como a situação pela qual a representante comercial passou não é um caso isolado, o delegado aproveitou para reforçar um pedido às vítimas. "Não deixe de denunciar imediatamente. As mulheres que costumam sofrer com isso. Não fiquem com vergonha e procurem a polícia", pediu.

"Quando um crime como esse acontecer, recomendamos avisar o motorista. Se já passou um tempo, não deixe de registrar o boletim de ocorrência, para que a PC possa pegar imagens de videomonitoramento e testemunhas para dar seguimento às investigações", orientou o delegado Brenno Andrade.

O QUE DIZ O GVBUS

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) lamentou a situação. "Os operadores do Sistema Transcol são orientados a auxiliar a vítima e chamar a polícia em casos de assédio. Além disso, os passageiros podem e devem fazer denúncias pelo 181", afirmou.

O QUE DIZ A CETURB

Sobre o caso, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb) informou que um segurança patrimonial precisou "separar a briga dos envolvidos, para conter a fúria dos passageiros" e que os motoristas são orientados a levar a vítima até a delegacia mais próxima. "As imagens internas do veículo são disponibilizadas quando solicitadas pela polícia", esclareceu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais