> >
Vizinha do ES, Mucuri liga alerta para chegada de óleo

Vizinha do ES, Mucuri liga alerta para chegada de óleo

Prefeitura da cidade que fica ao Sul da Bahia, no limite com o Espírito Santo, diz em comunicado estar preparada para lidar com a chegada do óleo em suas praias

Publicado em 3 de novembro de 2019 às 19:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Praia da Costa Dourada, em Mucuri. Município é vizinho de Conceição da Barra, no ES. (Divulgação/Facebook Prefeitura de Mucuri)

A Prefeitura de Mucuri, no Sul da Bahia, informou neste domingo (3) que está "preparada para agir" caso apareçam vestígios de óleo em suas praias. O município é vizinho a Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, que também vive a expectativa de ser impactado pelo resíduo.

"No caso de uma eventual ocorrência, o município está preparado para agir caso apareçam vestígios do óleo em nossas praias, realizando a possível limpeza e repassando aos voluntários as orientações de como efetuar as ações e o uso de equipamentos de proteção", diz comunicado.

Até este momento, não há registro do material em Mucuri. A prefeitura também recomendou que banhistas que venham a identificar manchas de óleo informem imediatamente a Marinha, Secretaria municipal de Meio Ambienta e Defesa Civil local. 

Já foi encontrado óleo na cidade baiana de Caravelas. Ela fica localizada antes de Nova Viçosa, que por sua vez é vizinha de Mucuri.

ALERTA

No Espírito Santo, as autoridades também estão em alerta. Desde que sugiram manchas no Parque Nacional de Abrolhos, a cerca de 100 km do litoral capixaba, um comitê formado por agentes estaduais e federais começou a mobilizar equipes para atuar nas praias. Grupos podem ser acionados a qualquer momento.

Até a tarde deste domingo, não há informações oficiais sobre o aparecimento do produto químico nas praias do Espírito Santo. Contudo, a chegada é considerada inevitável no decorrer da próxima semana. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê que o óleo chegará ao Estado e também ao Rio de Janeiro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais