> >
Equipes são mobilizadas para monitorar a chegada de óleo no ES

Equipes são mobilizadas para monitorar a chegada de óleo no ES

O encontro de manchas de óleo em Abrolhos, na Bahia, era considerado o sinal de alerta para o ES. A partir de agora, o Comitê Preparatório de Crise montado no Estado intensificará suas ações de preparação e monitoramento.

Publicado em 2 de novembro de 2019 às 17:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Treinamento dos membros do comitê de crise de Linhares, que se prepara para a chegada do óleo. (Divulgação/Prefeitura de Linhares)

Com a confirmação do encontro de manchas de óleo no Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, o Comitê Preparatório da Crise no Espírito Santo começou a mobilizar as equipes que cuidarão da limpeza das praias e da preservação dos manguezais para o caso de o produto químico chegar ao litoral do Estado. A partir deste sábado (2), os grupos poderão ser acionados a qualquer momento.

A identificação de vestígios de óleo em Abrolhos era considerada um sinal de alerta por órgãos federais e ambientais de meio ambiente que, juntos, elaboraram um plano de ação para conter os possíveis danos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), as equipes que atuarão nas praias são compostas por técnicos do governo estadual e de órgãos federais, além de técnicos do município de Conceição da Barra, cujo litoral deve ser o primeiro a ser afetado pelo problema, mais especificamente no Parque Estadual de Itaúnas. Parte do pessoal já se encontra no Norte do Estado, enquanto outra parte ainda está na Grande Vitória.

“O comando do 38º Batalhão de Infantaria também está aguardando uma solicitação formal da Defesa Civil para atuar na região, caso seja necessário. E o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo já disponibilizou 120 militares para atuação”, informou a Seama.

Até o momento não há registros de vestígios de óleo nas praias do Espírito Santo. Caso isso aconteça, o comando de todas as operações de limpeza e contenção passará a ser de competência da Marinha, pontua a Seama.

PREPARAÇÃO E MONITORAMENTO

Equipamentos de proteção individual e materiais para recolhimento dos resíduos, que serão doados por empresas, também serão encaminhados para o litoral Norte nesta segunda-feira (4). Da mesma forma, barris e recipientes para contenção dos resíduos coletados estão sendo destinados para as áreas de combate ao óleo.

Além das capacitações que já foram realizadas em Conceição da Barra, São Mateus e Linhares (onde comitês de crise foram formados), técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Ibama voltarão aos municípios a partir desta segunda-feira para dar segmento às vistorias nas praias.

DRONE PELAS PRAIAS

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi, um drone percorreu cerca de 42 km de praia no município neste sábado. O objetivo é captar imagens, que serão georeferenciadas e utilizadas pelas duas salas de comando já implantadas na região: uma em Itaúnas e outra na sede de Conceição da Barra.

“Daqui para frente o monitoramento é contínuo. Temos uma equipe treinada com pelo menos 20 pessoas próprias, além do Corpo de Bombeiros e de Voluntários”, explica Tebaldi.

O secretário afirma que devido às ações que estão sendo realizadas em Abrolhos, há uma expectativa de que grandes manchas sejam contidas no litoral da Bahia, evitando seu deslocamento até o Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

“Minha expectativa é que, eventualmente, manchas grandes sejam mais fáceis de detectarem lá e de fazerem a contenção antes de ficarem à deriva”, disse Tebaldi.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais